O Strava como forma de motivação para os atletas

Opinião

Paulo Gustavo Sehn

Paulo Gustavo Sehn

O Strava como forma de motivação para os atletas

Por

Sem dúvida alguma um dos motivos da popularização do ciclismo nos últimos anos foi sua presença massiva nas redes sociais dos atletas.

O Strava, a rede social para atletas mais popular do mundo, possui mais de 100 milhões de usuários no planeta. O surgimento da plataforma é um tanto curiosa. Um dos seus criadores, Davis, ciclista, lá nos anos 90 pensou em registrar suas marcas quando subia alguns morros populares na sua região. Outros amigos, ciclistas, também acabavam por registrar essas marcas mas, sem muita certeza se os pontos iniciais e finais eram idênticos uns dos outros. Os registros, precariamente anotados em tiras de papel e improvisadamente guardados nas suas camisas acabaram virando uma competição.

Os passeios deles eram organizados às quartas-feiras mas, nem todos conseguiam participar no dia. E a competição começou a ficar acirrada quando alguns ciclistas que não conseguiam participar no dia combinado, afirmavam que em dias anteriores, sozinhos, tinham registrado tempos menores que o do amigo.

Começou aí o conceito que os ciclistas chamam de segmento – um recorte de um trajeto, no qual são registrados os tempos dos ciclistas que por ali passam. Davis, que era engenheiro de software, adquiriu em 2003 seu primeiro odômetro, com GPS. E, com as coordenadas, hora e a elevação do percurso, ele conseguia obter dados de início e fim destes segmentos. Mas, faltava um meio para comparar estes dados entre ciclistas.

Foi então que Davis compartilhou a ideia com amigos ciclistas da mesma equipe e recrutou outros que tinham aparelhos de odômetro com GPS para salvarem dados quando passassem pelos segmentos. A partir daí, o time da programação entrou em campo e a plataforma começou a ganhar forma, sendo disponibilizada oficialmente em 2009.

O Strava se popularizou entre os desportistas, amadores e profissionais, A plataforma aceita inúmeros tipos de atividades, passíveis de serem compartilhadas com amigos da sua rede. Você pode seguir e ser seguido por outros atletas, conhecer roteiros em qualquer parte do mundo, inclusive a partir de imagens e vídeos carregados juntamente com as atividades. Combinar pedaladas em grupo, enviar mensagens para seus amigos também é possível.

A motivação que a plataforma gera é de grande valia para os atletas e, penso que este seja um dos principais motivos para a ascensão e popularização do ciclismo. Além do desenho no mapa, os atletas podem acompanhar sua própria evolução, com dados de velocidade média, distância, elevação, gasto calórico aproximado e potência despendida, tudo isso de forma gratuita.

A modalidade paga disponibiliza ainda acompanhamento em tempo real do seu desempenho dentro dos segmentos, para melhorar seus tempos e motivá-lo para obter o recorde do segmento, e ainda integração com diversas outras plataformas e dispositivos GPS, além da definição de metas pessoais. Os registros que a plataforma gera são incríveis, desde a primeira atividade do atleta com estatísticas e os seus totais. É possível cadastrar ainda diferentes equipamentos (bicicletas, por exemplo) e atribuir sua pedalada para a bike cadastrada – permitindo assim um acompanhamento das revisões das mesmas. Ainda, o Strava permite um acompanhamento em tempo real da sua localização, que pode ser compartilhado com pessoas da sua escolha. Caso aconteça algum acidente, esta saberá sua localização.

Os termos KOM (Rei da Montanha) e QOM (Rainha da Montanha) são muito desejados entre os ciclistas – pois ao obter este título, significa que o(a) ciclista foi o(a) mais rápido(a) (do mundo) naquele segmento. Falando em medalhas virtuais, seus recordes nos segmentos também são passíveis de premiação, bem como os ciclistas que mais passaram por determinado segmento. O aplicativo é disponibilizado de forma gratuita e, como mencionado antes, com algumas funcionalidades extras na versão paga. O Brasil é o segundo maior país em usuários ativos na plataforma. Fica o convite para fazer o download na sua loja de aplicativos e começar a usá-lo!

Acompanhe
nossas
redes sociais