O governo de Encantado anunciou nesta segunda-feira, 29, o projeto para a construção de um Centro de Inovação. Os detalhes foram apresentados durante o ato de assinatura da cessão de uso, ao município, do prédio e da área externa do campus da Univates, localizado no bairro São José, construído em 2003. A cedência é gratuita para os próximos cinco anos, com possibilidade de o convênio ser prorrogado.
Conforme o prefeito Jonas Calvi, a iniciativa acompanha as diretrizes do Pacto Municipal de Educação, assinado no ano passado, com o objetivo de tornar Encantado referência na geração de talentos. “É um dos maiores projetos de Encantado na área de educação”, disse Calvi.
Na estrutura de 3 mil metros quadrados serão construídos ambientes para atividades voltadas para o desenvolvimento de iniciativas como o Espaço Futurista, a Cultura Maker, Espaço de Coworking, Espaço Digital, Acelera Edu, Sala de Reuniões Colaborativas, Sala de Inovação e Design, Arena de Eventos e Palestras Colaborativas, entre outros. “Projetamos esse Centro desde 2022. É um sonho que começa a sair do papel”, acrescentou a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande. “Será um espaço para todas as escolas de Encantado e para a comunidade”.
As próximas etapas incluem a contratação de profissionais para a elaboração do projeto arquitetônico, a captação de recursos e a busca por parceiros, a execução das obras, aquisição de mobiliário e o início das atividades. “Uma multinacional será parceira do município para reestruturar esse espaço”, disse Calvi, sem revelar o nome da empresa.