Marcos Bastiani quer aproximar Avat do Comitê Taquari-Antas

política e cidadania

Marcos Bastiani quer aproximar Avat do Comitê Taquari-Antas

Vereador de Muçum vai conciliar mandato à frente da entidade com atividades na Alivat e também o trabalho na engenharia civil. Para ele, é necessário criar cultura da prevenção às enchentes também nos parlamentos municipais

Por

Marcos Bastiani quer aproximar Avat do Comitê Taquari-Antas
Bastiani dividirá atenções com a atuação na Alivat e trabalho profissional. (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Em seu primeiro mandato parlamentar em Muçum, Marcos Bastiani aceitou o desafio de liderar a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat). A chapa única encabeçada por ele foi eleita na noite dessa quinta-feira, 25, com 126 votos, para mandato de um ano. E promete, entre outras medidas, aprofundar os debates sobre o rio Taquari.

Engenheiro civil com mais de quatro décadas de atuação, Bastiani é conhecedor do tema e acredita que as câmaras de vereadores precisam se envolver de forma mais efetiva em discussões sobre prevenção às enchentes. Segundo ele, essa qualificação será uma das bandeiras ao longo do ano.

“Hoje percebemos que há um grande desconhecimento, até em coisas básicas, como o que é a vazão do rio, o que é uma ação preventiva, como atuar. As deficiências da região estão muito evidentes e falta conhecimento”, frisa Bastiani, que pretende estreitar as relações da Avat com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Taquari-Antas, da qual já foi integrante.

Segundo Bastiani, esse trabalho converge com a proposta de fortalecimento da atuação da Avat frente aos grandes temas regionais. Para isso, destaca a necessidade de conquistar mais associados. “Vamos seguir nessa linha. Temos hoje seis ou sete câmaras que ainda não estão conosco”.

Experiência

Embora esteja em seus primeiros passos no Legislativo, Bastiani se considera uma personalidade experiente na política, em virtude do contato que sempre teve com prefeitos da região por conta do trabalho como engenheiro civil. Por isso, acredita que a escolha pelo seu nome tenha relação com a bagagem profissional.

“A política não é novidade para mim. Em função desse tempo todo que estou na estrada, essa experiência acumulada, fui convidado para presidir a associação. Já era o segundo tesoureiro e aceitei o desafio pela insistência dos colegas. Inicialmente, não queria, mas pensei: não haverá outro momento para isso. Então vou dar o melhor de mim”.

Em paralelo a atuação na Avat, Bastiani mantém o trabalho como engenheiro e também divide as atenções com a presidência da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), cujo mandato começou em 2023 e se encerra no fim deste ano.

Avaliação

Primeira mulher a presidir a Avat em 36 anos de trajetória, Daiani Maria se despede com a sensação de dever cumprido. Ao longo de 2023, se empenhou em cumprir com o propósito de representar a entidade nas mais diversas discussões e eventos vividos pela região, além de possibilitar cursos e qualificações aos parlamentares dentro da região

“A Avat ganhou reconhecimento e criou corpo. Aos poucos, estamos ocupando um espaço que é único e exclusivo do vereador. Um espaço daqueles que tem o poder de legislar e a obrigação de fiscalizar. Somos a maior representatividade do povo”, destaca a parlamentar de Cruzeiro do Sul.

Nova diretoria

  • Presidente: Marcos Bastiani (Muçum)
  • Vice-presidente: Vanessa Ahne (Travesseiro)
  • 1º secretário: Alvimar Tremea (Anta Gorda)
    2º secretário: Deolí Gräff (Lajeado)
    1º tesoureiro: Diego Pretto (Encantado)
    2ª tesoureira: Jaquisele dos Santos (Roca Sales)
  • Diretor social: Rosinei Zago (Progresso)
  • Conselho fiscal
    Titulares: Leandro Mariante (Taquari), Francielli Marchetti (Relvado) e Cristiano Laste (Nova Bréscia)
    Suplentes: João Batista Ferreira (Bom Retiro do Sul), Gustavo Rossolen (Vespasiano Corrêa) e Sandra Helena Wagner (Venâncio Aires)

Acompanhe
nossas
redes sociais