Morria o Capitão Thomé

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Morria o Capitão Thomé

Por

O Capitão Aldo Terceu Thomé faleceu há exatos 20 anos, no dia 23 de janeiro, em Arroio do Meio. Ele tinha 82 anos na época e estava internado na Santa Casa em Porto Alegre há semanas.

Conhecido como Capitão Thomé, foi vereador de Arroio do Meio de 1983 a 1988 e professor no antigo Colégio São Miguel (hoje, Bom Jesus). Thomé tinha nascido em 1921 em Triunfo. Casou com Raquel do Amaral em 1948, com quem teve cinco filhos e, em 1963, foi morar em Arroio do Meio, onde se tornou capitão em 1972. Thomé foi sepultado no cemitério em Bela Vista.

O fim da datilografia

Há 20 anos, a professora Glaci Guzzon Garcia, de 55 anos, falava sobre sua antiga profissão: a de datilógrafa. Durante 11 anos, ela foi responsável pelas aulas de datilografia do Colégio Cenecista João Batista de Mello, o Melinho, onde ensinava as técnicas e a forma adequada de usar a máquina de escrever.

Em 2004, com a chegada dos computadores, a professora lamentava o fim da era da datilografia. Conforme reportagem da época, Glaci disse que a máquina de escrever tinha mais efeito do que um computador para as crianças, já que exigia um processo mais complexo, que envolvia colocar o papel no lugar certo e sujar os dedos de tinta.

Há 50 anos…
Gente Elegante

Junto ao Prêmio Ágata, com os destaques de 1973, também foram escolhidas as pessoas consideradas mais elegantes em Lajeado. Os nomeados eram a Srta. Rosa Maria Christ, a Sra. Luiza Helena Prinz Falkenbach, a Sra. Romilda Puerari e Francisco Sieben (conhecido por França). Também eram citadas a Srta. Maria Lúcia Straatmann e a Sra. Lory Koeffender.

Hoje é

  • Dia Internacional da Medicina Integrativa

Santo do dia: Santo Ildefonso

Acompanhe
nossas
redes sociais