Amostras atestam positivo para o mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul

ALERTA

Amostras atestam positivo para o mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul

Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypt aponta presença do inseto no centro, bairros Cascata e Rosa

Por

Amostras atestam positivo para o mosquito da dengue em Cruzeiro do Sul
Foto: Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O monitoramento dos casos de dengue no Rio Grande do Sul, feito pela Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), aponta alerta para o aumento de registros da doença. Nas duas primeiras semanas de 2024 foram registrados 216 casos.

Em Cruzeiro do Sul, nos dias 08 e 09 de janeiro foi realizado o LIRA (Levantamento Rápido de Índice para Aedes Aegypti). Trata-se de uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

De 17 amostras, quatro deram positivas para a presença do mosquito Aedes Aegypti, sendo uma no bairro Centro, duas no bairro Cascata e uma no bairro Rosa. Com o resultado encontrado, a Secretaria Municipal da Saúde solicita a contribuição de todos para evitar a proliferação do mosquito.

Cuidados

  • Evitar água parada;
  • Manter quintais limpos;
  • Recolher lixo e detritos em volta das casas;
  • Manter lixeiras tampadas e latões limpos;
  • Não joguar lixo em terrenos baldios, construções e praças;
  • Usar repelente para proteção .

*Procurar por um serviço de saúde diante das manifestações dos primeiros sintomas compatíveis com dengue e na ocorrência de sinais de alarme.

Acompanhe
nossas
redes sociais