O Vale representado no Gauchão 2024

COMEÇA A PELEIA

O Vale representado no Gauchão 2024

Entre jogadores, dirigentes e árbitros, região fica de olho em 13 nomes. Jogos começam sábado, com transmissão inédita

Por

O Vale representado no Gauchão 2024
Gui Dal Pian estreia no Gauchão. Atleta é a aposta do São Luiz, de Ijuí, na competição. (Foto: DIVULGAÇÃO)

O Campeonato Gaúcho de 2024 inicia hoje. Doze equipes estarão envolvidas na elite da competição mais tradicional do Rio Grande do Sul. Como de costume, a dupla Gre-Nal inicia o campeonato com o favoritismo ao título. O Grêmio é o atual hexacampeão, enquanto que o Inter busca uma taça que não conquista desde 2016.

O Vale do Taquari não estará representado por nenhuma equipe, mas tem diversos profissionais, dentre jogadores, árbitros e comissão técnica, envolvidos na disputa.

Natural de Lajeado, o lateral-esquerdo Gui Dal Pian estreia na competição. O atleta é uma das referências técnicas do São Luiz, de Ijuí. Após ser um dos melhores jogadores da primeira divisão do Campeonato Amazonense e ser vice-campeão estadual pelo Manauara, o atleta acredita que deve repetir as boas atuações nesta temporada. “Futebol é muito mental, por estar em uma sequência boa, creio que as coisas podem fluir naturalmente”, afirma. Com rodagem por clubes intermediários, agora vê o Gauchão uma oportunidade de dar um salto na carreira.

Sobre a preparação, foram 50 dias de atividades. Acredita que equipe corrigiu as falhas da temporada passada. “Entramos para brigar na parte de cima, o clube deixou claro quais são as metas, e com certeza, iremos alcançá-las.”

Após atuar por muito tempo no futebol europeu, o lajeadense Rodrigo Ely estreia no Gauchão nesta temporada. O jogador é um dos zagueiros do Grêmio.

No Juventude, o volante Kelvi Chiesa Gomes, natural de Ilópolis, espera mais oportunidades depois de disputar o Campeonato Brasileiro Série C com o Paysandu.

Em Santa Cruz do Sul, o zagueiro Fred Xavier e o lateral-direito Celsinho são as apostas do Avenida para permanecer na primeira divisão.

Pelo Guarany, Murilo Xavier está no elenco da equipe de Bagé que retornou à primeira divisão. Natural de Venâncio Aires, tem a tarefa de se firmar na meia cancha do time.

No Brasil, de Pelotas, a meta será defendida pelo goleiro Thierry Trindade, de Lajeado.

Mas não é só jogadores, o Novo Hamburgo é presidido por Jerônimo Freitas. Natural de Bom Retiro do Sul , figura conhecida no futebol amador do Vale. Ele esteve entre os comandantes do Rudibar, vencedor do Regional Aspirantes em 2017.

Árbitro fifa de Poço das Antas

No apito, Rafael Rodrigo Klein, agora escudo FIFA , foi eleito o melhor árbitro no estadual passado e deve espera repetir o desempenho. O profissional foi escalado para o jogo de abertura, entre Caxias e Grêmio. Nesse mesmo confronto, Edmilson da Luz, de Venâncio Aires, será o quarto árbitro.

Já Jonathan Giovanella Vivian deve ganhar mais oportunidades nas partidas deste ano. Para ele, as expectativas são as melhores, muito em virtude da boa pré-temporada, com instruções teóricas e práticas. “O quadro de arbitragem da FGF é muito forte, tem qualidade. Quem estiver melhor no momento vai trabalhar.”

O fato de Klein ser árbitro FIFA e Leandro Vuaden o coordenador de arbitragem faz com que os olhares se voltem para os profissionais do Vale do Taquari, acredita Vivian. “Precisamos ter renovação. Por todo empenho na formação, estamos preparados e confiantes.”

Nas bandeiras, os representantes são Juarez de Mello Júnior, de Lajeado, e Jairo Bernardi, de Venâncio Aires. Bernardi inclusive trabalha no duelo entre Guarany e Ypiranga, em Bagé, já no domingo.

Transmissão do Grupo A Hora

O Grupo A Hora estreia na cobertura dos jogos da dupla Gre-Nal. Neste sábado, o “Concentração” para Caxias e Grêmio inicia às 15h30min. Em seguida, entra “A Jornada Esportiva”.

No domingo, o horário é diferente. Às 15h com o Concentração para Internacional e Avenida. A Jornada Esportiva inicia às 15h40min.

A equipe esportiva A Hora é formada pelos narradores: Daniel Félix, Jhon Willian Tedeschi e Luciano Silva. Pelos comentaristas: Lisandro Lourenço e João Lucas Feldens Catto. A equipe de reportagem conta com Rodrigo Vedoy, Henrique Pedersini, Fabiano Querotti, Caetano Pretto, Bianca Mallmann, Joilson Pereira e Zique Neitzke. Na técnica, Pedro Rodrigues, Mateus Rois e Evandro Mallmann. A coordenação de radiojornalismo e digital é de Fabiano Conte.

Abertura da competição

Soteldo e Renato são as esperanças do Grêmio em conquistar o sétimo título Gaúcho nesta temporada

O Grêmio é o atual hexacampeão. Joga a abertura do Gaúchão contra o Caxias, na Serra. A missão é manter a hegemonia e se aproximar do recorde de títulos consecutivos (Inter, octacampeão na década de 70). A partida está programada para sábado, às 16h30min.

O Tricolor trouxe poucos reforços neste início de temporada. O goleiro Marchesín, o volante Dodi e o meia-atacante Soteldo. No comando do ataque, quem deve começar é JP Galvão. Inclusive é no ataque onde há mais mudanças na comparação com o time vice-campeão Brasileiro. Além do craque da competição, Luís Suares, Ferreira deixou o time. Assim a escalação deve ter o ex-santista Soteldo. No gol, Marchesin já está inscrito e disponível para jogar e deve ser o titular no lugar de Caíque.

O provável Grêmio titular deve ter: Marchesin (Caíque); João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Cristaldo; Galdino, Soteldo e JP Galvão.

O Caxias, atual vice-campeão gaúcho, buscou agregar qualidade após garantir o acesso à Série C do Brasileiro. Para o duelo da estreia, as dúvidas na equipe são o lateral Marcelo, o zagueiro Dirceu e o atacante Robinho. Sem eles, a tendência é de que Matheus Rocha, Alisson e Galvan iniciem o confronto contra o Tricolor.

Contratado junto ao futebol alemão, Lucas Alario é a aposta do colorado para voltar a vencer o Gauchão

Já no domingo, às 16h, o Internacional recebe o Avenida, de Santa Cruz do Sul. O time não terá força máxima por conta dos desfalques de Rochet, Mercado e Alan Patrick. Já os reforços contratados para a temporada estarão à disposição do técnico. Uma das expectativas é para ver o futebol do argentino Lucas Alario.

O argentino não atua desde abril do ano passado, mas vem treinando normalmente no CT Parque Gigante.

Para a primeira missão oficial, o treinador Coudet poderá colocar em campo o goleiro Ivan, o zagueiro Robert Renan, no time titular. O provável Inter terá Ivan; Bustos, Vitão, Robert Renan e Renê; Aránguiz; Bruno Henrique, Hyoran e Wanderson; Valencia e Lucas Alario. Já o Avenida se preparou com uma série de amistosos antes da estreia. No último duelo preparatório, o clube venceu o jogo treino contra o Guarany (Bagé) por 1 x 0, com gol de Hélio Paraíba. A equipe se reforçou e trouxe jogadores experientes, como o zagueiro Fred, com passagem pelo Grêmio. O provável time titular tem Ruan Carneiro; Celsinho, Rafael Goiano, Dadalt (Fred) e César Nunes; Chicão, Bruno Camilo, Carlos Alberto e Maikon Aquino; Felipe Cruz (Bruninho) e Carlos Henrique.

O que pensam nossos profissionais

Acompanhe
nossas
redes sociais