Em conversas com empreendedores, identificamos vários cuidados que um bom gestor deve ter para garantir bons resultados em seu trabalho.
Uma medida fundamental é estar atento às oito falhas associadas que podem levam à resultados negativos e até ao fim de um negócio. Vamos a elas:
1. Falha de planejamento: Um plano de negócios bem estruturado é essencial para garantir o sucesso de qualquer empresa. Sem ele, é difícil identificar metas e objetivos (especialmente em vendas), alocar recursos e medir o desempenho;
2. Falha de Capital: um negócio precisa de recursos financeiros para operar e crescer. Se um empreendedor não tem capital próprio suficiente, pode ser necessário obter empréstimos ou investimento com outros recursos externos.
Considerando os juros reais no Brasil comparado com os rendimentos do negócio , uma boa alternativa pode ser por meio de aumento de capital e/ou mudança societária;
3. Falha de habilidades e conhecimentos: Um negócio precisa de líderes/gestores e funcionários com habilidades e conhecimentos específicos para executar as tarefas. Conhecer o produto e serviço oferecido é básico;
4. Falha de Foco: Um negócio precisa ter um propósito e um “core business” claro, concentrando-se em alcançá-lo. Se o negócio tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo, pode se dispersar, perder eficiência e não atingir o ponto de equilíbrio;
5. Falha de adaptabilidade: Os negócios precisam ser flexíveis e adaptáveis para serem bem-sucedidos. Se um negócio não consegue se adaptar às mudanças do mercado, pode se tornar obsoleto.
Mudanças acontecem a todo momento e impactam em todas as atividades. Elas podem acontecer devagar, rápido, sem parar e sem aviso;
6. Falha de ética: Uma conduta ética é essencial para garantir a confiança dos clientes, fornecedores e investidores. Se um negócio age de forma ilegal ou imoral, perde o pilar da confiança e prejudica sua reputação. Sem confiança, não há jogo;
7. Falha de Comunicação: A comunicação eficaz é essencial para qualquer atividade. Se um negócio não consegue se comunicar eficazmente com clientes, funcionários e outros parceiros, pode enfrentar dificuldades para operar e crescer;
8. Falha na Governança : decisões inadequadas e desalinhamento estratégico faz ruir o pilar da sustentabilidade do negócio.
Num ambiente como esse, quando muitos erros são cometidos, é importante identificar as causas e tomar medidas saneadoras imediatamente. Em seguida, adotar soluções preventivas para evitar que as falhas se repitam.
Um monitoramento e acompanhamento constante, com indicadores transparentes e de fácil entendimento, é a bússola que irá orientar a gestão.
Falhas acontecem e os negócios precisam superar desafios para se fortalecerem, tornando-se bem-sucedidos. Se tudo isso não funcionar, sair do negócio pode ser a solução apropriada.