Ventos de até 126 km/h deixam rastro de destruição pela região

FÚRIA DO CLIMA

Ventos de até 126 km/h deixam rastro de destruição pela região

Queda de árvores, casas destelhadas e falta de energia elétrica estão entre os danos causados por temporal que castigou o Vale. Vendaval em Teutônia alcançou maior marca do RS, com 126 km/h. Pelo menos dois municípios decretam emergência

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Janeiro de 2024 às 09:59

Ventos de até 126 km/h deixam rastro de destruição pela região
Vale do Taquari

Vinte minutos de chuva torrencial, acompanhada de trovoadas e fortes rajadas de vento. Foi o que bastou para causar um cenário de destruição em diversos pontos da região. O temporal da noite dessa terça-feira, 16, está entre os mais devastadores dos últimos anos e assustou a comunidade.

O saldo da tempestade inclui, principalmente, queda de árvores e destelhamento de casas. Houve também danos e prejuízos em prédios públicos e empresas, além da falta de energia elétrica para milhares de consumidores. No trânsito, ruas e rodovias registraram bloqueios por conta da presença de galhos na pista.

Gestores dos municípios, defesas civis e bombeiros viraram a noite no socorro às famílias prejudicadas. O trabalho prosseguiu durante a manhã e tarde de ontem, 17. Como ainda haviam locais sem fornecimento de luz até o fechamento desta edição, equipes das concessionárias de energia permanecem mobilizadas para restabelecer o serviço.

Municípios como Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado, Mato Leitão, Santa Clara do Sul, Teutônia e Venâncio Aires foram os mais afetados pelo temporal na região. Cidades da parte alta do Vale tiveram danos em menor escala.

Levantamento da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar mostram que, desde a noite de terça-feira até as 10h de quarta-feira, 17, foram 227 chamados, desde cortes de árvores até distribuição de lona para famílias cujas casas foram destelhadas.

ESTRELA
Queda de árvores centenárias e carro atingido

 

Foto: KARINE PINHEIRO

Um dos símbolos da área central de Estrela, a Praça Menna Barreto foi devastada pelo temporal. Árvores centenárias foram ao chão devido à força dos ventos. Estragos foram registrados também em praticamente todos os bairros, com queda de galhos e destelhamentos, além de falta de energia elétrica em boa parte do município.

Conforme informações parciais da Defesa Civil de Estrela, até o fim da tarde de ontem, foram contabilizadas 319 casas destelhadas, além de muros derrubados e árvores caídas nos pátios por conta do vendaval. O governo notificou a RGE, de maneira extrajudicial, exigindo o restabelecimento imediato da energia elétrica em todo o município.

Na rua Tiradentes, um veículo foi atingido por árvores antigas que não resistiram ao temporal. Um morador comentou à reportagem que, em diversas ocasiões, foram solicitadas podas no local. “Os galhos estavam todos podres. Era uma coisa prevista, infelizmente”.

Um prédio residencial localizado na rua João Lino Braun, no Bairro Boa União, sofreu vários danos e corre o risco de desabamento. Os moradores foram retirados do prédio que está isolado e sendo periciado pelo Corpo de Bombeiros de Estrela.

LAJEADO
Ginásio destruído e grande quantidade de entulhos

Foto: BIANCA MALLMANN

Pelo menos 25 cargas de material foram recolhidas das vias de Lajeado após o temporal. Até as 16h de ontem, não havia registro de pessoas feridas ou de óbitos relacionados ao evento climático. Duas famílias tiveram as residências danificadas pelo temporal e foram para a casa de parentes, mas o número de desalojados pode ser maior.

A maior parte dos estragos refere-se a prejuízos causados pela queda de árvores, à interrupção do abastecimento de energia elétrica e à interdição de vias públicas em razão de árvores caídas. Ao todo, 350 casas foram destelhadas, sobretudo nos bairros Santo Antônio, Nações, Olarias, Conventos e Centenário.

Cerca de 4 mil metros de lona foram distribuídos pela Defesa Civil. Em Conventos, o ginásio da Escola Municipal Vida Nova foi parcialmente destruído, com o telhado destelhado e as paredes danificadas. Na rua Arno Eckhardt, a casa de Jacir Rodrigues da Cunha e Lenice Maria Weber foi destelhada. Parte das telhas pararam em um terreno ao lado, enquanto outra ficou no meio da rua.

“Nós fomos deitar, pois estávamos cansados do serviço. Daqui a pouco começou um vento normal. Depois, veio aquelas rajadas e ouvi um estouro. Aí falei para minha esposa: voou uma telha. O telhado aqui não tem mais nada, e molhou tudo dentro de casa”, relata Cunha.

Alerta

  • O governador Eduardo Leite fez um alerta à população em relação às previsões para esta quinta-feira, em razão da possibilidade de novas chuvas e da elevação do nível de rios.
  • “Ainda estamos em situação de alerta para uma região importante do Estado. Rios devem subir ao longo do dia e amanhã, tendo resposta de elevação. Então, é importante todo mundo estar acompanhando e evitando se expor a riscos”, frisou.

VENÂNCIO AIRES
Prefeito encaminha decreto de emergência

Foto: GABRIEL SANTOS

Com avarias em praticamente todos os bairros da cidade e também no interior, Venâncio Aires amanhece contabilizando os estragos do temporal na noite da terça-feira, 16. São casas, empresas, estabelecimentos comerciais, prédios e espaços públicos com danos e perdas materiais.

Entre os principais danos até agora, estão destelhamentos, quedas de postes e fios de energia elétrica, árvores arrancadas, toldos e placas de identificações comerciais destruídas e sinalização de trânsito danificada.

O prefeito Jarbas da Rosa reuniu-se logo cedo pela manhã com secretários municipais para encaminhamentos das principais demandas do dia e definição do encaminhamento do Decreto de Emergência. Até o meio dia de ontem, 210 famílias haviam contatado a Defesa Civil em busca de auxílio. Mais de 3 mil metros de lona foram distribuídos.

TEUTÔNIA
Vento mais forte do RS

 

Foto: FELIPE NEITZKE

Mais de 50 casas foram destelhadas em Teutônia, de acordo com o prefeito Celso Forneck. As rajadas de vento ultrapassaram os 126 quilômetros por hora. As regiões mais afetadas foram as regiões mais altas do município, principalmente os bairros Centro Administrativo, que teve a Secretaria da Saúde bastante atingida.

Outros pontos com danos foram os bairros Alesgut e Languiru. Por conta disso, Forneck encaminhou decreto de emergência, que também se faz necessário frente ao novo alerta da Defesa Civil do Estado para intenso volume de chuva na região, com risco de alagamento.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta à tempestade, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta a tempestade e realização de campanhas de arrecadação de recurso.

Em Linha Catarina, a família de Darcy Schaeffer viveu momentos de terror. Uma situação que ele diz nunca ter vivenciado. “Não lembro de algo parecido em meus 62 anos de vida. Foi um tornado. Detonou estufas, quebrou árvores. No meu telhado, parecia que tinha umas 50 pessoas em cima correndo”.

ARROIO DO MEIO
Bloqueio parcial e muitos prejuízos

Em Arroio do Meio, o temporal resultou em várias ruas bloqueadas por galhos, postes ou árvores em vários pontos do município. Conforme a Defesa Civil, houve o destelhamento de casas, o bloqueio parcial da ERS-130, próximo ao trevo da Rações Minuano, na Barra do Forqueta e danos em fachadas de lojas no Centro.

A equipe da Defesa Civil circulou pela cidade desde o começo da madrugada para prestar os primeiros atendimentos aos necessitados, como a distribuição de lonas às residências que foram danificadas e a remoção de árvores caídas. Ao total foram 12 árvores caídas, cinco casas destelhadas nos bairros Bela Vista, Medianeira, Navegantes e São José, além de duas estradas trancadas pela queda de fios de energia elétrica na rua Maurício Cardoso, no Centro e em Dona Rita.

REGIÃO ALTA
Sem maiores transtornos

Foto: BRAYAN BICCA

A região alta passou praticamente ilesa dos estragos causados pela tempestade. A maioria dos registros foram de situações específicas, de pequena proporção. Alguns municípios como Roca Sales e Doutor Ricardo constataram a queda de energia em pontos específicos da cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Encantado, Roberto Pretto, o setor não recebeu nenhuma solicitação de algum morador em dificuldades durante a madrugada.

“No interior ocorreu problemas bem pontuais e aqui no centro caiu uma parte da cerca da escola Scalabrini. Não tivemos postes caídos nem árvores nas estradas. Parece que de Arroio do Meio para cá, a tempestade abrandou”, apontou.

OUTRAS CIDADES

Foto: GABRIEL SANTOS

Santa Clara do Sul foi um dos municípios mais atingidos pelo vendaval. Ainda na terça-feira, 16, as imagens que circulavam pelas redes sociais davam conta do tamanho dos prejuízos, sobretudo na área urbana. Uma loja teve toda sua fachada destruída com a força dos ventos. Uma escola de educação infantil também foi castigada pela intempérie.

Em Cruzeiro do Sul, houve falta de energia elétrica em boa parte do município, o que dificultou também o contato telefônico entre a população. Os estragos se concentraram em diversos bairros, sobretudo nas imediações da fábrica de chocolates Haenssgen. Na Rua da Divisa, houve queda de árvores por todo o lado. A ERS-130 também sofreu bloqueios parciais.

Em Mato Leitão, os mais de 30 minutos de fortes rajadas de vento causaram destruição na cidade e no interior. A energia elétrica só voltou no fim da manhã de ontem. Uma empresa localizada no distrito industrial, às margens da RSC-453, foi devastada com a força do vento.

Acompanhe
nossas
redes sociais