Encantado prepara projeto turístico

“Turistando com a Comunidade”

Encantado prepara projeto turístico

Iniciativa busca proporcionar benefícios para os moradores

Por

Encantado prepara projeto turístico
Objetivo é ampliar as experiências da comunidade em espaços públicos dedicados ao turismo, à cultura e à arte. (Foto: Divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O secretário de Turismo e Desenvolvimento, Cris Costa, revelou que planeja implementar uma iniciativa inovadora que pretende fomentar a relação dos moradores com a cidade. O projeto “Turistando com a Comunidade”, busca proporcionar aos habitantes a oportunidade de explorar e valorizar os atrativos culturais, de lazer e turismo presentes em seu próprio lar.

Costa destaca que o principal objetivo do programa é ampliar as experiências dos moradores em espaços públicos dedicados ao turismo, à cultura e à arte. “Queremos estimular novas vivências, promovendo conhecimento, inclusão social, dignidade e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos beneficiários”, ressaltou. Amanhã, 19, a pauta do projeto será tratada no setor responsável.

Uma das principais estratégias da iniciativa é conscientizar a comunidade sobre os benefícios do turismo para suas vidas, com ênfase na geração de emprego e renda. “O intuito é fazer com que os moradores compreendam a importância de valorizar os pontos turísticos locais não apenas como visitantes, mas também como agentes ativos na promoção do desenvolvimento econômico”, aponta Costa.

Segundo o secretário, estão sendo estudadas ações como a realização de seminários informativos, oficinas culturais e visitas guiadas aos principais pontos turísticos de Encantado. Essas atividades visam não apenas enriquecer o conhecimento dos participantes sobre a riqueza cultural da região, mas também criar oportunidades para o desenvolvimento de habilidades e talentos locais. A expectativa é de que o “Turistando com a Comunidade” não apenas proporcione momentos de lazer, mas também se torne um catalisador para o crescimento econômico sustentável da região.

Centro ao Turista

O novo secretário também objetiva a criação de um centro de atendimento ao turista. “Estamos no processo de definir o local para implementar. Uma das sugestões é na Casa de Cultura, outra no Parque, onde temos o Arranjo Produtivo Local (APL) e a feira do APL”, aponta Costa.

Projetos inovadores

Dois projetos inovadores em alguns empreendimentos da cidade buscam o turismo de experiência, que façam com que o turista queira permanecer no empreendimento. São eles o Jardim dos Sentidos e o Belvedere Encantado. O Belvedere recebe cerca de 60 visitantes diariamente e é referência na região. Já o Jardim dos Sentidos é um espaço para visitação, aberto ao público de todas as idades, com vista para o Cristo Protetor.

Acompanhe
nossas
redes sociais