Alambique moderniza estrutura para receber turistas em Muçum

Opinião

Fábio Alex Kuhn

Fábio Alex Kuhn

Jornalista

Colunista sobre turismo.

Alambique moderniza estrutura para receber turistas em Muçum

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

om quatro anos em atividade, o Alambique 13 se moderniza para ampliar a gama de experiências aos turistas. O ponto turístico deve iniciar nos próximos dias a construção de uma moderna loja com fábrica na Linha Santa Lúcia, em Muçum.

Hoje o empreendimento já está localizado na comunidade conhecida por ser caminho até o Viaduto 13 e estar a menos de um quilômetro da estação ferroviária de Muçum. O empório funciona numa instalação rústica de madeira com cerca de 50 metros quadrados.

Novo prédio terá ampla loja, adega subterrânea, fábrica e jardim para aprimorar atendimento aos visitantes

Neste espaço, o ponto turístico administrado pelo casal Diego Zanchet e Ana Lia Mazetto oferece a degustação de destilados e petiscos, além da venda das bebidas e de produtos coloniais feitos por parceiros.

Conforme Zanchet, a futura estrutura será maior, mais aconchegante e climatizada. Apenas a área da loja deverá ter cerca de 100 metros quadrados com uma adega subterrânea. A fábrica funcionará na mesma estrutura e poderá ser visitada pelos turistas.

Dessa forma, além da degustação, o empreendimento permitirá ao turista fazer um passeio pela fábrica e compreender como funciona o processo de produção das cachaças.

O casal estima que a obra deva ser finalizada em cerca de três meses. A futura sede ficará no outro lado da rua, a poucos metros de distância de onde hoje funciona o Alambique 13.

Casal Diego Zanchet e Ana Lia Mazetto com a
colaboradora Elen Weber na estrutura utilizada atualmente

O nome do alambique faz referência ao Viaduto 13, a maior estrutura do gênero na América com 143 metros de altura. A logomarca da empresa traz em sua arte a imagem do famoso viaduto.

A empresa trabalha com oito tipos de destilados, além de uma linha especial para caipirinhas vendida com a marca de “Seu Jorge” – uma homenagem ao avô de Zanchet. Tem oito sabores de licores que levam o nome “Muçum do Brasil” e logomarca com imagem da Ponte Rodoferroviária Brochado da Rocha.

Enquanto a nova sede não está pronta, o Alambique 13 atende os turistas no empório de madeira. Abre nos fins de semana, das 10h às 18h. A entrada é gratuita com direito a degustação. Entretanto no caso de grupos com guiamento é cobrado uma taxa de R$ 10, pois há o implemento de petiscos nos atrativos.

Interessados em mais informações podem acessar a página oficial do Instagram ou o telefone/WhatsApp 54 99976-2793.

Repost do leitor

As fotos da Janaine Broilo (@janainebroilo) e Maiara Jordana (@maiarajordana93) mostram todo o potencial turístico das cascatas do Vale do Taquari. As imagens são das águas claras da Cascata do Dalmoro, em Marques de Souza, e da imponente queda de água no Perau de Janeiro, em Arvorezinha.

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