A RGE e a morte dos frangos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

A RGE e a morte dos frangos

Por

Mudam as concessionárias, e os problemas e prejuízos persistem. Em 2014, lembro, fui até o interior de Nova Bréscia, Relvado e Roca Sales para documentar milhares de frangos mortos pela ineficiência energética em épocas de intenso calor no Vale do Taquari. Dez anos depois, e os casos ainda se repetem em uma região onde a proteína animal é responsável por uma imensa fatia da economia, vide o caso registrado ontem em Arroio do Meio. E geralmente envolve as grandes empresas de fornecimento, cujas diretorias estão cada vez mais distantes e ausentes das nossas dores e dificuldades, e cujas notificações para supressão de vegetação – como forma de evitar contatos com a rede – não são bem aceitas pelos moradores das áreas mais distantes da zona urbana. Ora, é inadmissível aceitar tanto prejuízo. E os líderes regionais, dos setores público e privado, precisam abraçar essa luta com muito mais vigor. Não podemos seguir perdendo essa batalha.

Secretários e/ou candidatos em Estrela

O alto escalão do governo de Estrela deve sofrer alterações em março. Ao menos seis secretários municipais estão cotados pela situação para lutarem por vagas na câmara de vereadores. São eles Daniel Silva (Sedis), Osmar Muller (Obras) e Avalício Wille (Agricultura), pelo MDB; Comandante César (Administração) e Felipe Diehl (Fazenda), pelo PL; e Joel Mallmann (Cultura) pelo PDT.

Bacci retorna ao cenário

Ex-vereador, ex-deputado federal, ex-secretário estadual, ex-deputado estadual e ex-chefe do Detran/RS, o advogado Enio Bacci (União Brasil) retornou ontem ao cenário político. Ele foi nomeado presidente do Conselho Estadual de Trânsito, o Cetran, e será mais um representante do Vale do Taquari no quadro de comissionados do governador Eduardo Leite (PSDB).

“Inauguração” do Cristo Protetor

A bem da verdade o Cristo Protetor já foi inaugurado quando içaram o busto e o monumento ganhou projeção internacional. Mas, sim, ainda faltam muitos detalhes para concretizar o mais importante empreendimento turístico da história do Vale do Taquari. E, por ora, não há data oficial ou projeção mais certeira sobre a aguardada data oficial de inauguração. Mas essa vai ocorrer, e pode ser no primeiro semestre. Diferente de outros projetos semelhantes que ficarão pelo caminho.

Congresso de Logística confirmado!

O 2º Congresso Logístico está confirmado para abril, no Complexo Portuário de Estrela, às margens do Rio Taquari. Tudo indica que o evento ocorrerá no dia quatro. A parceria com o Setcergs já foi amarrada pela Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log), que promete concluir a reforma doas pavilhões e da própria sede da entidade, bastante danificados após as históricas enchentes de 2023.

Som do mar

Voltei ontem de um breve período de férias no litoral gaúcho e catarinense e preciso desabafar: é muito difícil repousar em espaços compartilhados com veranistas “sem noção”, e cujo volume e gosto musical dos poderosos aparelhos passam longe do bom senso. Diante disso, é sempre bom lembrar que a tua liberdade acaba quando você torra a paciência – e os ouvidos – do outro.

MDB e Republicanos em Santa Clara do Sul

O Republicanos já nasceu junto ao MDB em Santa Clara do Sul. Líderes emedebistas participaram de forma muito intensa na formatação do novo partido, fundado oficialmente na noite de ontem (foto). O presidente da nova sigla, Estevão Heisler, já foi suplente de vereador pelo MDB e promete rejuvenescer e revigorar o cenário político municipal. Um importante e necessário movimento para a sustentabilidade do pequeno e simpático município. Para tal, é claro, ele vai precisar do apoio de velhos conhecidos – de diferentes siglas – da política local e estadual. Na noite de ontem, destaque para a presença do deputado federal licenciado Carlos Gomes, atual presidente estadual do Republicanos e secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, e também da deputada federal Franciane Bayer e da suplente do senador Hamilton Mourão, Liziane Bayer.

TIRO CURTO

  • A vereadora Ana da Apama (MDB) protocolou os primeiros projetos de 2024 no plenário lajeadense. São duas propostas. Uma dessas visa criar o “Grupo Intersetorial de Combate à Burocracia”, baseado no “princípio da eficiência” e “presunção de veracidade da palavra do cidadão”. A outra busca proibir o uso de correntes em animais domésticos que vivem em áreas vulneráveis às catástrofes naturais – como as enchentes, por exemplo.
  • Aliás, a câmara de Lajeado realiza hoje a sessão extraordinária para votar o reajuste de 5% do funcionalismo. A sessão será virtual e também servirá para aprovar o reajuste de 4,07% nos vencimentos do prefeito, vice, vereadores e secretários municipais.
  • A câmara de vereadores de Teutônia também vota hoje o projeto de reajuste aos servidores públicos. O índice apresentado pelo Executivo é de 4,62%, o equivalente ao IPCA acumulado dos últimos 12 meses, e a sessão será presencial. O encontro inicia às 10h30min.
  • A Amturvales vai recorrer ao Consisa para acessar os recursos prometidos pelo governo estadual – por meio da Consulta Popular – para implementar o projeto do cicloturismo no Vale do Taquari. Ou seja, é cada vez mais latente a criação de uma agência executora na região.
  • O governo de Lajeado publicou o Chamamento Público para credenciamento de empresas do ramo da construção civil para “elaboração de projeto e construção de unidades habitacionais de interesse social, destinadas ao público-alvo definido para o programa Minha Casa Minha Vida”. E os interessados devem encaminhar documentação até 1º de fevereiro, a mesma data da sessão pública.

Acompanhe
nossas
redes sociais