Inauguração do Fórum de Teutônia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Inauguração do Fórum de Teutônia

Por

Há 20 anos…

A Comarca de Teutônia inaugurava o prédio próprio do Fórum, na Avenida 1 Norte. O prédio tinha 980 metros quadrados, com dois pavimentos, além de subsolo e sótão. No total, foram investidos R$ 688 mil, com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Poder Judiciário.

A estrutura foi inaugurada exatamente seis anos depois da instalação da Comarca, feita em janeiro de 1998. Naquela época, Teutônia atendia cerca de 1,2 mil processos. Em 2004, já passavam dos 5,5 mil.

O espaço também atendia as cidades de Poço das Antas, Paverama, Westfália e Imigrante. Antes da inauguração, o Foro funcionava junto ao Centro Administrativo de Teutônia. Na ocasião, estava presente o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, José Eugênio Tedesco.

Fórum ainda funciona no mesmo lugar. (Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Há 50 anos…
1º Baile dos Destaques

O evento homenageava cinco personalidades que se destacaram durante o ano de 1973 em Lajeado. O Baile dos Destaques era uma promoção da Rede Regional de Informações, do Clube Tiro e Caça e da Câmara Júnior.

No baile, realizado na antiga sede do CTC, na rua João Batista de Mello, houve a entrega dos Prêmios Ágata aos destaques de 1973. Os prêmios eram divididos em cinco categorias: comércio, indústria, educação, cooperativismo e serviços públicos. O troféu do Prêmio Ágata tinha sido desenvolvido por João Hexsel e era feito com pedras de Lajeado.

Agraciados pelo Prêmio Ágata

  • Comércio – Nelson Dresch, diretor do antigo Supermercado Dresch, que funcionava na rua Júlio de Castilhos;
  • Indústria – Sérgio Torrontegui, diretor da Indústria de Móveis Estofados Conforto;
  • Educação – Venâncio Diersmann, diretor do Colégio Presidente Castelo Branco;
  • Cooperativismo – Egon Lohmann, assessor técnico da antiga Coopave;
  • Serviços Públicos – Leopoldo Feldens, diretor da Associação Conservacionista de Lajeado, ligada ao Ministério da Agricultura.

Sem piscinas no Bento Gonçalves

O CTG Bento Gonçalves, de Lajeado, tinha suas antigas instalações próximo ao Parque dos Dick, onde foram colocadas as primeiras piscinas públicas da cidade. Há 20 anos, essa sede não tinha sido aberta para a temporada de verão e o capim crescia pelo lugar.

Além disso, policiais do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar tiveram que invadir o complexo, já que as duas piscinas do clube, a infantil e a adulta, estavam tomadas de óleo diesel. Conforme reportagem da época, a substância foi derramada na água para evitar que crianças ou animais tomassem banho no local.

O óleo foi calculado em mais de 20 litros (uma gota de óleo contamina 25 litros de água). Diversos pássaros estavam mortos por sufocamento e outros cobertos com diesel boiavam na piscina.

Sábado é

  • Dia Internacional do Leonismo

Santo do dia: Santo Hilário de Poitiers

Domingo é

  • Dia Mundial da Lógica
  • Dia do Enfermo
  • Dia do Treinador de Futebol

Santo do dia: Santa Verônica de Binasco São Pedro Donders

Acompanhe
nossas
redes sociais