O ultramaratonista Gilberto Ferreira está em preparação para correr 24h ininterruptas no dia 20 de abril, em prova nacional que ocorre em Toledo, no Paraná, em 20 de abril. O morador de Lajeado projetou o desafio, um dos maiores de sua carreira, em entrevista ao Conexão Regional desta terça-feira, 9.
Para completar o tempo de corrida, o maratonista terá o apoio do filho, que o acompanhará de bicicleta e outros familiares. “Numa prova dessas é fundamental apoio para hidratação, comida, se não em poucas horas você desiste”, explica.
Aos 50 anos, o desportista treina diariamente para a corrida e concilia a preparação com as atividades como barbeiro em estabelecimento no Centro de Lajeado. “Correr com alta performance não é barato, sempre precisamos de mais apoio”, explica.
LEIA TAMBÉM: Circuito Sesc terá 17 etapas em 2024
84 quilômetros no litoral
Antes do desafio no Paraná, o ultramaratonista que reside no bairro Jardim do Cedro e corre há seis anos, terá pela frente os 84 quilômetros da Travessia Torres-Tramandaí (TTT), no dia 27 de janeiro. Diferente de outros competidores do Vale do Taquari, que promovem um rodízio no trajeto, Ferreira pretende completar a prova sozinho. “São cerca de sete horas, estou me preparando desde o ano passado para a TTT e a expectativa é fazer um bom tempo”, projeta.
Mesmo com os longos trajetos, Gilberto não abre mão de participar das etapas do Circuito dos Vales em 2024. Foi por meio da sequência de corridas, que ele passou a disputar provas em maior distância. No circuito, Ferreira compete na categoria 10 quilômetros.
Assista a entrevista completa: