Da paixão pela Educação Física à consolidação da maior rede de academias dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Em contato com esporte desde cedo, Fabiano Alves Morais começou o negócio com um amigo e com auxílio financeiro da família. Hoje, são sete estabelecimentos da Academia Corpo & Alma.
“O empreendimento começou como uma brincadeira. Fazia estágio em uma academia e o casal de donos estava vendendo o local. Eu me interessei, e junto com um amigo, mais o auxílio do meu pai, compramos uma parte. Trocamos os equipamentos e reinauguramos o local. A academia passou de 60 para 250 alunos”, detalha o convidado desta segunda-feira, 8, de “O Meu Negócio”, programa multiplataforma do Grupo A Hora.
Natural de Progresso, morou também em Fontoura Xavier e, em 2000, chegou a Lajeado. Na cidade, iniciou a faculdade de Educação Física para bacharelado e licenciatura na Universidade do Vale do Taquari (Univates). Morais afirma que todo o aprendizado ao longo dos anos ampliou sua visão de mercado.
“Jogava futebol amador e o gosto pela prática foi o que me levou ao curso”. Ao longo dos anos, diz que passou por muitas cidades, o que o auxiliou a fazer conexões. “Durante a graduação, percebi que tinha muito para explorar”.
Complementa que as filiais estão nas cidades de Lajeado no Shopping Lajeado e no bairro Conventos, em Porto Alegre no Shopping Total, Arroio do Meio, Venâncio Aires e Estrela. A cidade de Bento Gonçalves, pontua, recebeu o estabelecimento mais recente com uma proposta de estrutura atualizada.
Entrevista
Fabiano Alves Morais • sócio da Academia Corpo & Alma
“A melhor fonte de pesquisa é a conversa com o cliente”
Rogério Wink: Qual foi o primeiro estabelecimento?
Fabiano Alves Morais: A filial no Shopping Lajeado foi a primeira. Estamos ali desde 2006, começamos com uma sala no segundo piso, onde hoje é a praça de alimentação. Era uma sala pequena e, conforme foi aumentando a demanda, resolvemos mudar. Conforme as gestões mudaram, tivemos alguns contratempos. Havíamos construído uma sala no primeiro piso, mas depois de pronta, fomos avisados que não podíamos mais permanecer ali. Após conversas e acordos, fizemos a nova obra no estacionamento, onde atuamos hoje. Decidimos fazer algo diferente, com máquinas importadas e biomecânica boa, além do foco em atendimento de qualidade.
Wink: Onde estão as outras operações?
Morais: Após o sucesso de Lajeado, inauguramos a sede em Estrela. Eram duas salas com aparelhagem antiga, então juntamos os espaços e buscamos novos aparelhos. O ambiente mais atualizado chamou a atenção dos moradores. Venâncio Aires recebeu a terceira filial, o bairro Conventos, em Lajeado, a quarta. Também nos instalamos em Arroio do Meio e Porto Alegre. Bento Gonçalves é o local mais recente, inaugurado há cerca de um mês. Considerada uma das academias mais modernas do país, o maquinário possui um computador que conta repetições e descanso, além das esteiras tem tela de TV.
Wink: Qual a força da academia nos shoppings?
Morais: Hoje, esses centros de comercialização buscam investidores para abrir academias dentro dos estabelecimentos. O grande benefício é o alcance e o fluxo de pessoas, tanto para quem abre os locais de treino, quanto para o shopping. Em Porto Alegre, por exemplo, nossa academia atende três mil alunos, que circulam pelas lojas, praça de alimentação e demais ambientes.
Wink: Início do atendimento faz diferença?
Morais: Muito. A pessoa precisa se sentir acolhida, buscamos entender qual o objetivo do cliente, como é o cotidiano dele e como eles querem nosso auxílio. Gostamos de dar independência para que venham falar conosco quando precisarem de auxílio, caso queiram trocar de treino ou se tiverem alguma dúvida. Hoje, 95% dos clientes da Corpo & Alma fazem academia para cuidar da saúde e da qualidade de vida.
Wink: Como são os profissionais?
Morais: Temos instrutores formados e estagiários em processo de formação. Procuramos pessoas engajadas, com gosto pela área e que estejam com sede de evoluir, afinal não há como alguém se desenvolver sem desejo. Em cada filial temos um gerente, que cuida dos funcionários, auxilia nos treinamentos e garante que o atendimento seja o melhor e mais atencioso possível.
TED Talks: O guia oficial do
TED para falar em público
Desde que assumiu o comando do TED em 2001, Chris Anderson mostra o poder que as palestras curtas, francas e elaboradas têm de compartilhar conhecimento, despertar empatia e gerar empolgação. Feita da maneira certa, uma apresentação é capaz de eletrizar um auditório e transformar a visão de mundo da plateia. Esse livro explica como alcançar o feito de uma fala marcante.