Gestão de pessoas em 2024 e as tendências que vão impactar o futuro do trabalho

Opinião

Lucas Scapini

Lucas Scapini

CEO do Grupo Scapini e diretor da Fetransul

Gestão de pessoas em 2024 e as tendências que vão impactar o futuro do trabalho

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Consigo notar que o mundo do trabalho está em constante mudança, e a gestão de pessoas não fica para trás. É importante lembrarmos que a área de recursos humanos parou de ser apenas sobre recrutamento e seleção, desse modo, as tendências de RH para 2024 refletem esse cenário de transformação, com foco em temas de fortalecimento da cultura, tecnologia, diversidade e inclusão. Ao acompanhar essas tendências, consegui entrar em contato com mais inovação e ideias capazes de aprimorar diversos aspectos do negócio. Outro motivo fundamental para se atentar ao futuro do Recursos Humanos e suas principais tendências de mercado é a necessidade de se manter em competição com outras empresas do mercado.

Um dos principais temas de RH para 2024 é o fortalecimento da cultura. A sensação de pertencimento das pessoas com relação a empresa que atuam, será essencial para manter e desenvolver sua equipe. Não é mais “suficiente” apenas remunerar bem seus profissionais e não engajá-los para o projeto, eles precisam se sentir parte importante das evoluções que a organização está passando e, para além disso, precisam entender que o crescimento da empresa, também passa pela atuação e evolução profissional de cada um deles.

A flexibilidade para diversos setores da economia, também é uma das fortes tendências para este ano. O trabalho remoto e híbrido se tornaram uma realidade na vida das empresas e de seus funcionários pós pandemia, desse modo, oferecem essa flexibilidade aos colaboradores apresentando uma melhora no bem-estar e na produtividade dos funcionários. Nessa perspectiva, acredito que seja importante uma maior atenção e preocupação à saúde dos colaboradores, levando em consideração que o trabalho remoto, muitas vezes pode gerar um sentimento de isolamento.

Outra tendência importante para o ramo de gestão de pessoas é a tecnologia. A inteligência artificial, por exemplo, já está sendo um recurso utilizado em diversas atividades do recursos humanos, como recrutamento, treinamento e seleção. Dessa forma, percebo que a inteligência artificial pode ajudar as empresas a serem mais eficientes e eficazes nas suas atividades, ajudando a personalizar a experiência dos seus colaboradores.

Em 2024, as empresas devem continuar a investir em diversidade e inclusão. Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, 69% das empresas mencionam a diversidade e inclusão como prioridades estratégicas durante a contratação, porém a mesma pesquisa revela que essas empresas sentem dificuldades de colocar isso em prática. Criar uma cultura organizacional inclusiva, ajuda a promover a equidade salarial e desta forma, oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos os colaboradores.

Em um contexto geral, acredito que essas tendências de gestão de pessoas para 2024, apontam para um futuro mais flexível, tecnológico, inclusivo e que exigirá das empresas uma maior atuação para o fortalecimento de sua cultura. É importante enfatizar que na maior parte das vezes, será necessário adaptar o que você viu de tendência no mercado para a realidade da sua empresa. Afinal, cada negócio é diferente, sem contar que a personalização é o caminho para contar com uma abordagem certeira. Portanto, entenda a realidade da sua empresa, crie o seu plano de ação para seus objetivos, e trabalhe com o seu RH de acordo com as tendências do momento, para que a sua equipe compre suas ideias, e esteja com você para chegarem juntos aos objetivos estabelecidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais