Venâncio Aires promove mutirões para retirar fios em desuso nas ruas

CIDADE LIMPA E SEGURA

Venâncio Aires promove mutirões para retirar fios em desuso nas ruas

O primeiro de 2024 ocorrerá na última semana do mês de janeiro

Por

Venâncio Aires promove mutirões para retirar fios em desuso nas ruas
Foto: Divulgação
Venâncio Aires

Será retomado na última semana do mês, mutirão de limpeza de fiação de internet e telefônica em Venâncio Aires. A ação ocorre por meio de parceria firmada entre a Prefeitura, a concessionária de energia elétrica RGE e as empresas de telecomunicações e provedores que atuam no município. A primeira ação de 2024 ocorrerá na Avenida Rupert Filho, que foi revitalizada no ano passado.

Segundo o responsável pelo projeto na Prefeitura, Eduardo Luft, a iniciativa, mais do que reduzir a poluição visual nos postes de energia elétrica da cidade, quer aumentar a segurança de pedestres e motoristas. “O emaranhado de fios soltos e inutilizados é um problema recorrente em muitos quadrantes. Estamos progredindo e já conseguimos retirar dos postes muitos quilos de fios em desuso. Seguiremos com esse trabalho para que a cidade fique limpa e segura”, afirmou Luft.

A remoção dos fios e cabos é feita por equipe própria da Prefeitura com supervisão de colaboradores da RGE. No município, 12 empresas de telefone e Internet possuem vínculo com a RGE. Os postes de energia são compartilhados entre a companhia e as operadoras por meio de contratos. Na primeira etapa do projeto, em 2023, foram realizados oito mutirões por ruas como Sete de Setembro, Osvaldo Aranha, Jacob Becker e Visconde do Rio Branco.

“A Prefeitura é responsável por fiscalizar e notificar a RGE, que permite a concessão dos postes. Ela fica encarregada por comunicar a empresa a necessidade de remoção dos fios em desuso. A partir disso, um prazo é estipulado. Se a operadora não cumpre com a solicitação e os fios permanecem no local, disponibilizamos uma equipe para executar a retirada da fiação”, explica Lutf.

Acompanhe
nossas
redes sociais