Saúde de Lajeado projeta reforma e dois novos postos neste ano

ENTREVISTA | FRENTE E VERSO

Saúde de Lajeado projeta reforma e dois novos postos neste ano

Unidade do bairro Montanha passa por melhorias. Novas estruturas serão construídas no São Cristóvão e Centro

Por

Atualizado segunda-feira,
08 de Janeiro de 2024 às 15:37

Saúde de Lajeado projeta reforma e dois novos postos neste ano
Foto: Pedro Rodrigues

Os avanços nos postos de saúde em Lajeado seguem por todos os lados em especial, ao bairro Montanha, unidade referência no município, além de uma nova unidade no bairro São Cristóvão com mais de 1,5 mil metros quadrados, projeto já finalizado, e projeção de uma nova UBS no Centro da cidade. Não descartando pinturas e reformas das unidade de saúde que demandarem necessidades.

As informações foram repassadas na manhã desta segunda-feira, 8, durante entrevista ao programa Frente e Verso que contou com a presença do coordenador dos Postos de Saúde e Upa de Lajeado, Celso Kaplan, o Lelo, além de Michele Ravel, coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Ernanda Mezaroba, coordenadora de Estratégia com Agentes de Saúde e Jaqueline Feil, coordenadora da Atenção Especializada.

Com orçamento estimado em R$ 192 milhões para 2024, Lelo destaca os investimentos realizados ao longo de 2023 e que contaram com recursos próprios investidos. “Além das cirurgias já programados para o ano, Lajeado realizou 400 a mais, principalmente, cirurgias de catarata. Somente para cirurgias e exames, quase R$ 4 milhões em recursos próprios”, conta.

Casos de tuberculose

Mesmo com informações não confirmadas circulando pelas ruas de um possível surto de tuberculose na cidade, Ernanda garante que o quadro atual não se confirma. “Os casos estão dentro do normal. Os pacientes possuem acesso desde os sintomas, acesso facilitado para realização de exames, tratamento da doença e acompanhamento. Após 15 dias do início do tratamento, já não transmite mais, podendo se estender até meses de tratamento dependendo da situação do paciente”, explica.

Traumatologia e ortopedia

Conforme Lelo, em 2023 foram realizadas 39 cirurgias de alta complexidade. “Avançamos, mas temos uma pedreira muito grande pela frente e isso nos apavora. Não adianta iludir as pessoas e falar que a fila vai acabar próximo mês. É uma fila enorme, já estamos praticamente com agendamentos fechados para 2024, precisamos ir à luta junto ao Governo do Estado para buscar a urgência e emergência com previdade para nossa região, garante”. Já a Neurologia, Lelo descreve como uma demanda regional, pois poucos especialistas estão credenciados e a espera pode levar entre dois e três anos, afirma”.

Novos agentes comunitários

São 15 novos agentes comunitários contratados para trabalhar na rede de atenção primária. De acordo com Ernanda, Lajeado conta com 71 agentes no total. “Áreas novas que não tinham agentes de saúde vão ter agora, que vão até as localidades constatar situações especiais de pessoas que não costumam ir até as unidades de saúde”.

Acompanhe a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais