Neste início de ano venho falar sobre os animais que sempre foram importantes na nossa cultura, pelas peleias que travaram ao lado do gaúcho ou pelas lendas que originaram.
O CAVALO:
“O cavalo e o gaúcho têm uma relação de longa data de amor e amizade. Além disso, os equinos têm papel fundamental na pecuária gaúcha, uma vez que são parte do processo de produção e atuam como um meio de locomoção indispensável nas propriedades rurais”. O governador Olívio Dutra sancionou o projeto de lei do Legislativo em 27/08/2002 que incluiu o Cavalo Crioulo como animal-símbolo do Rio Grande do Sul, reconhecendo-o juntamente com o quero-quero, como patrimônio cultural do Estado.
QUERO-QUERO
Este pássaro é típico da América do Sul. No estado do Rio Grande do Sul ele é considerado AVE SÍMBOLO dos campos gaúchos, o guardião dos campos, pois sempre está alerta e indica quando vem passando alguém.
Na próxima terça feira dia 9/1/2024, no CTG Raízes do Sul em Lajeado, acontece a primeira reunião de patrões da 24RT deste ano, sempre tem seu início com pautas que interessam a todos, como o calendário de eventos, onde são acertados entre os CTGs as datas de Rodeios e Festas Campeiras e de Rodeios Artísticos, bem como de outros eventos que são cuidadosamente planejados para que um evento no atrapalhe o outro.
O Primeiro Rodeio do ano é do CTG Capitão Ribeiro da Cidade de Capitão, que teve seu início nesta sexta dia 5 e vai até domingo dia 7.