Celebração sem sentido

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Celebração sem sentido

Por

Atualizado sábado,
06 de Janeiro de 2024 às 09:31

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Enquanto se aproxima o primeiro aniversário da invasão aos prédios de Brasília, observamos que segue polarizada a discussão sobre o tema. A pergunta que paira é se, de fato, faz sentido celebrar um evento que, em sua essência, gerou divisões profundas na sociedade brasileira. A invasão aos prédios de Brasília, ocorrida em 8 de janeiro, foi um episódio marcante que, em vez de unir, acirrou ainda mais o clima de ódio e desconfiança no Brasil. A ideia de “comemorar” esse evento parece contraditória, pois, ao invés de promover a reflexão e o entendimento, tende a fortalecer as barreiras entre os defensores e opositores do atual governo. Para os defensores do governo, a celebração pode ser interpretada como uma forma de reforçar suas posições, enquanto para os críticos, pode aumentar a frustração e raiva em relação ao que consideram um ato ilegítimo.

Paixão dos gaúchos

O Grupo A Hora anuncia um 2024 repleto de novidades em sua cobertura esportiva. Com o compromisso de oferecer aos seus ouvintes uma experiência única, a equipe prepara-se para ampliar ainda mais o alcance e a qualidade das transmissões. A principal novidade que promete agitar os aficionados por futebol é a inclusão da cobertura completa dos jogos da dupla Gre-Nal no calendário da Rádio A Hora. A partir de agora, os ouvintes poderão acompanhar as emoções dos clássicos e demais partidas envolvendo Grêmio e Internacional, com análises, entrevistas e toda a vibração característica do futebol gaúcho.

Filme que recomendo

O Old Christians, respeitado clube uruguaio de rugby, alcançou projeção internacional nesta semana com a estreia do filme “A Sociedade da Neve” na plataforma de streaming Netflix. O longa-metragem traz à tela a comovente narrativa do episódio marcante envolvendo a queda do avião que transportava os jogadores do time na Cordilheira dos Andes, ocorrida em 1972. A produção, que agora está acessível a milhões de espectadores em todo o mundo, destaca-se por apresentar não apenas a tragédia em si, mas também a resiliência e determinação dos membros da equipe do Old Christians, que enfrentaram condições extremas após o acidente.

Ano positivo

O Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta, realizou uma avaliação positiva do primeiro ano do governo federal, destacando conquistas e, ao mesmo tempo, enfatizando a necessidade urgente de promover a união nacional. Em uma entrevista nesta semana, Pimenta ressaltou a importância de superar a divisão, o ódio e o rancor que têm marcado o cenário político brasileiro. Pimenta acredita que o Brasil precisa de um ambiente político mais harmonioso, no qual as divergências sejam debatidas de maneira respeitosa.

Tradição saudosista

Nesta semana, em casa com minha família, fui surpreendido por uma melodia distante, um cântico suave que imediatamente despertou lembranças especiais. Com um sorriso nostálgico, comentei com meus filhos, de 12 e 23 anos, sobre a presença dos Reis. Meus filhos não tinham conhecimento dessa tradição e do significado do “Terno de Reis”. Contei a eles sobre as inúmeras vezes em que os Reis visitaram a casa dos meus pais, enchendo o ambiente com música, fé e alegria. Bons tempos.

Acompanhe
nossas
redes sociais