O bom senso e o acostamento

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O bom senso e o acostamento

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Acostamento de rodovia não é área de lazer. E isso não é uma opinião. É um fato. Entretanto, não é de hoje – e tampouco uma exclusividade do Vale do Taquari – que diversos corredores ou ciclistas costumam utilizar os espaços laterais às pistas para suas práticas esportivas e/ou de entretenimento ao ar livre. Portanto, e diante do alto risco de caminhar, correr ou pedalar ao lado de pistas de alta velocidade, as forças de segurança pública e os gestores municipais precisam se atentar para o aumento no fluxo de pessoas às margens da BR-386, e das ERS´s 129, 130 e 453, especialmente. Afinal, só torcer pelo bom senso entre motoristas e pedestres não é mais suficiente. E os fatos mais recentes atestam essa preocupante mudança.

Mais escolas em Estrela

Prefeito e secretária de Educação de Estrela viajam a Brasília na terça-feira. Por lá, Elmar Schneider e Elisângela Mendes visitam o Ministério da Educação para confirmar recursos para quatro novas escolas no município – três de educação infantil e uma de ensino fundamental. Se confirmar, serão cerca de 900 novas vagas no sistema municipal.

Emendas e o pleito

Já escrevi na semana passada sobre as emendas impositivas dos vereadores de Encantado, que somam R$ 1,8 milhão em 2024. Por lá, eles mesmos aprovaram para eles mesmos a maquiavélica ferramenta. Ou seja, cada parlamentar possui o privilégio eleitoral de distribuir a esmo uma fatia do orçamento municipal, uma prerrogativa do Poder Executivo, reforço. Entidades, associações, ligas, clubes, comunidades, corais, CTG´s e até escolas de samba devem receber dinheiro dos vereadores – e prováveis candidatos – durante o ano eleitoral. E o mesmo vai ocorrer em Bom Retiro do Sul, onde os representantes do povo – e prováveis candidatos – também vão repassar dinheiro para Entidades, associações, ligas, clubes, comunidades, corais e CTG´s em pleno ano eleitoral.

Giaretta no PL

O PL de Encantado convidou o ex-presidente da Apae Felipe Henrique Giaretta para se filiar na legenda. E o advogado já é cotado para concorrer a uma vaga no Legislativo e, também, para compor uma eventual chapa na majoritária.

 

 

 

Rocha é líder na câmara

O vereador Roque Hass (PP), o popular “Rocha”, será o líder de governo na câmara de Arroio do Meio em 2024. Já o líder da bancada do PP será o colega José Elton Lorscheiter, o popular “Pantera”. A decisão foi anunciada na sessão dessa quarta-feira. Aliás, o primeiro encontro legislativo do ano foi marcado por um “bate-boca” entre Rocha e Paulo Heck (MDB). Em resumo, Heck falou sobre suposta perseguição política dentro do governo municipal. E Rocha defendeu o Executivo. Para isso, citou a própria esposa do colega de plenário, que permaneceu na mesma função da Secretaria de Agricultura após a última troca de governos.

Monumento à Bíblia em Tramandaí

Um monumento à Bíblia será construído na Praça General Muller, em frente à orla marítima de Tramandaí, no Litoral Norte gaúcho. A estrutura terá quatro metros de altura por seis de largura, com dois salmos, e deve ser concluída até julho deste ano. É uma iniciativa dos poderes Executivo e Legislativo. Não será a primeira no Estado. Já existem monumentos semelhantes – ao menos – em Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Flores da Cunha. Mas nenhuma dessas será maior do que a estrutura projetada para Estrela, no bairro Cristo Rei, que terá impressionantes 40 metros de altura.

Olhar do Lucas

Nosso peregrino de todas as sextas-feiras visitou a ferradura do Rio Guaporé, em Linha Ernesto Alves, no interior de Dois Lajeados. Para chegar até lá, enfrentou uma caminhada matinal com chuva torrencial. “E foi bom demais”, garante.

TIRO CURTO

  • Em função do ano eleitoral, a aprovação do projeto de lei da guarda municipal de Lajeado precisa ser desarquivado pelo Executivo e ser votado (e sancionado) o quanto antes. E o prefeito Marcelo Caumo (PP) estaria disposto a reencaminhar o PL em fevereiro.
  • O governo de Lajeado abriu edital para contratar empresa especializada na “gestão de segurança e vigilância por meio de imagens e dados, compreendendo locação de sistemas, equipamentos e prestação de serviços”. A concorrência ocorreria hoje, mas foi suspensa. O edital prevê 294 câmeras para todas as escolas municipais. E o valor de referência é de R$ 2,1 milhões por ano.
  • Em Roca Sales, a presidente da câmara Jaquisele dos Santos (MDB) quer ser candidata a prefeita em outubro.
  • Já em Westfália o atual vice-prefeito não deve concorrer em outubro. No lugar dele, o ex-vereador e ex-secretário de Agricultura Vitor Ahlert (ex-PT e hoje presidente do PSDB) deve ser chamado para fazer dobradinha com o atual prefeito Joacir Docena (MDB).
  • Diante da proximidade do vereador Márcio Mallmann (PP) com a também pré-candidata a prefeita Carine Schwingel (União Brasil), o vereador João Braun (PP) deve ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Valmor Griebeler (Republicanos). Eles estão cada dia mais próximos de fechar uma dobradinha para o pleito eleitoral de outubro.
  • Em Encantado, tudo indica que o vereador licenciado e novo Secretário de Turismo e Desenvolvimento, Cris Costa (PSDB), não vai concorrer em outubro. Isso porque ele precisaria deixar a nova função pública seis meses antes do pleito. Ou seja, só ficaria de janeiro a abril no almejado cargo.

Acompanhe
nossas
redes sociais