Do Vale para primeira divisão da Bahia

Craques do Vale

Do Vale para primeira divisão da Bahia

Rodrigo Kraemer Koelzer, o “Mano Modelo”, é preparador físico e auxiliar técnico do Jacobina

Por

Do Vale para primeira divisão da Bahia
Vale do Taquari

Natural de Arroio do Meio, Rodrigo Kraemer Koelzer, o “Mano Modelo”, representa o Vale do Taquari no Campeonato Baiano. O profissional é preparador físico e auxiliar técnico do Jacobina, clube que estreia na primeira divisão na temporada, no dia 14 de janeiro, contra o Bahia de Feira de Santana.

Formado em educação física, Mano destaca que a preparação física foi a porta de entrada no futebol profissional para realização do sonho de ser treinador.

Em 2016, Mano se ofereceu ao Lajeadense para aprender como funcionava a base de um clube profissional. No primeiro momento atuou como voluntário, ajudando Serginho Almeida na conquista do vice-campeonato do Gauchão Sub-19, perdendo a final para o Internacional. “Criamos um laço de amizade e profissionalismo que perpetua até hoje.”

Logo após o trabalho, foi efetivado como preparador físico e auxiliar do Serginho Almeida no Sub-19 e analista de desempenho do profissional, comandado pelo Daniel Franco na época. Com a demissão do Franco, Almeida assumiu o profissional e o clube chegou à semifinal da Divisão de Acesso, perdendo para o Ypiranga.

Além do Lajeadense, passou no profissional por Rio Verde (Goiás), Novo (Mato Grosso do Sul) e Jacobina (Bahia). Desses times, destaca o trabalho feito no Jacobina, na temporada passada, onde foi preparador físico e auxiliar técnico, levando o time à final da Segunda Divisão do Baianão, apesar do vice-campeonato conquistaram o acesso para a elite estadual. “Acredito que estou vivendo meu melhor momento, pois muitas portas estão se abrindo pelo trabalho realizado. Houve algumas propostas e outras ainda estão em aberto, inclusive para o exterior”

Para a temporada de 2024, vai seguir no Jacobina para disputa da elite do Campeonato Baiano. A expectativa é de fazer um trabalho para permanecer na elite e quem sabe conseguir uma vaga na semifinal.

Sobre um comparativo entre o futebol gaúcho e baiano, Mano destaca que o futebol no nordeste é mais cadenciado, sem muita intensidade, além disso não é um futebol muito vistoso na questão da construção da jogadas. Cita ainda que preferem jogadores mais experientes e focam bastante na bola parada. “No sul é algo mais técnico e com transições ofensivas e defensivas mais velozes, pois buscam trabalhar com jogadores mais rápidos e com mais vitalidade.”

Objetivos

Um dos grandes objetivos de Mano é se tornar um treinador de elite, em um clube de Série A do Brasileirão. “Assim como várias outros treinadores, estou usando o cargo de preparador físico para impulsionar minha carreira no cenário profissional. Enquanto isto, farei o meu melhor no cargo em que eu estiver exercendo, seja preparador, auxiliar, analista, ou qualquer outro.”

Sobre a metodologia de trabalho usada, destaca que gosto de usar muitos trabalhos com bola, trabalhos funcionais que visam exercícios que simular os movimentos no futebol. “A construção muscular na academia é baseada no modelo de jogo do treinador, buscando dar incentivos de resistência e potência muscular conforme posição do jogador, como também cronograma e condições de trabalho.”

Aposentadoria do amador

Multicampeão no futebol amador, Mano pretende encerrar a carreira na modalidade em 2024, após terminar o Campeonato Baiano. O atleta jogará o municipal de Arroio do Meio. “Futebol amador fica mais na lembrança do que na prática.”

Conheça o clube

Jacobina Esporte Clube é um time de Jacobina, no interior do estado da Bahia. Manda suas partidas no Estádio José Rocha com capacidade para 6 mil espectadores. Foi fundada a 1º de dezembro de 1993. Foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de 2014 e da Segunda Divisão do Campeonato Baiano de 2023, sendo essas suas melhores colocações na competição. Foi sexto colocado no Campeonato Baiano de 2016, com esse resultado, foi ao Campeonato Brasileiro Série D pela primeira vez ao lado do Fluminense de Feira e do Juazeirense

Acompanhe
nossas
redes sociais