Comunidade organiza baile e revive tradição dos Kerb

travesseiro

Comunidade organiza baile e revive tradição dos Kerb

Festa ocorre no dia 20 de janeiro na Sociedade Esportiva Recreativa Cultural e inicia às 22h

Por

Comunidade organiza baile e revive tradição dos Kerb
Integrantes da diretoria preparam programação do dia 20 de janeiro. (Foto: Gabriel Santos)
Travesseiro

Moradores de Picada Felipe Essig revivem em janeiro a tradição de comemorar os Kerb. Na comunidade que fica no interior de Travesseiro os preparativos já iniciaram. O baile ocorre no dia 20 de janeiro na Sociedade Esportiva Recreativa Cultural e inicia às 22h.

A novidade deste ano é a atração musical. O baile será animado pelo Musical Monte Azul, banda formada em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, que começou sua trajetória em 3 de abril de 1986, criado por Senio Schneider. Possui 18 CDs gravados, seis DVDs e agora está gravando o 19 CD e o sétimo DVD. A banda já passou em turnês por várias regiões do estado, Brasil e até no exterior.

Conforme o presidente do clube, promotor do evento, Rudimar Weimer, o baile é uma forma de reunir os moradores e ex-moradores, famílias em uma grande confraternização. À noite haverá também comidas típicas como cuca e linguiça, além das bebidas. Já na pista de dança, como anos anteriores haverá a decoração com as tradicionais gildas.

Significado dos Kerb

Um dos significados da palavra Kerb, de origem alemã, é colheita. No passado, as famílias realizavam festas grandes festas para comemorar safras ou outras conquistas. Em outras comunidades a consideração é uma homenagem à padroeira ou à inauguração de um espaço.

Com o passar dos anos o baile tornou-se uma forma de reviver a tradição, e uma forma de sociabilidade, diversão e fortalecimento de laços da cultura alemã. As festas são exclusivas nas comunidades alemãs do sul do Brasil, idealizadas pelos primeiros imigrantes em 1824.

Acompanhe
nossas
redes sociais