Gestão, dicas para movimentar seu negócio em 2024!

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

Gestão, dicas para movimentar seu negócio em 2024!

Por

Sempre que o ano está encerrando me dedico a escrever sobre estratégia e sobre perspectivas do ano que está iniciando, mas este ano pensei em algo diferente, tenho sido demandado pelas empresas que atendo sobre recomendações de gestão e oportunidades, com isso pensei em ampliar esta ajuda para mais organizações com algumas dicas:

Vou iniciar falando de Estratégia, tenho me impressionado com a quantidade de planos gerados nos movimentos de Planejamento Estratégico, a minha pergunta tem sido: onde está a estratégia? Muitos planos e pouco tempo dedicado a discutir estratégias, definir os movimentos e avaliar seus resultados no tempo adequado, para que possamos redirecionar nossas ações.

Governança, um termo ainda pouco utilizado na gestão das empresas privadas, mas é a forma com que governamos o nosso negócio, descrevemos de quem são as responsabilidades, qual o papel da liderança e da equipe, quais as regras de convício, código de ética e muitas vezes a gestão de risco. Por onde começar? Comece descrevendo o motivo da sua empresa, o seu propósito, a partir dali começamos o desenho da governança.

Clientes, mercado e marketing, creio que para esta dica terei que dedicar um artigo inteiro tenho muitas observações nesse item, o cliente é o centro de toda organização sem ele não temos motivo de existir, deve perceber as suas necessidades e tentar através do nosso propósito atendê-las. Este cliente também está inserido em uma arena competitiva, o que chamamos de mercado, um ambiente onde ele é abordado e assediado de diversas formas e metodologias, o que vou simplificar aqui como uma das responsabilidades da área de marketing. Tenho sugerido o conjunto dessas atividades centradas na área comercial, o marketing nas suas diversas habilidades apoiando as vendas para que todos cheguem com precisão nas demandas explícitas e não explícitas dos clientes.

Finanças e Economia, todos os negócios precisam de resultado financeiro, no curto médio ou longo prazo, um equívoco comum de empreendedores é comprometer o fluxo financeiro investindo em um possível resultado que virá, sem um estudo adequado da demanda, das necessidades dos clientes, da realidade de mercado, da concorrência, da depreciação e manutenção dos equipamentos, entre tantas variáveis que por desconhecimento ou descuido comprometem o resultado financeiro dos negócios. Além disso precisamos estar atentos as intempéries econômicas que estamos inseridos, 2024 é um ano eleitoral, algumas áreas com mais investimento e outras com restrições, qual a sua?

Pessoas e Conhecimento organizacional, para que as empresas evoluam, elas precisam ampliar o seu conhecimento, sua capacidade técnica e profissional, para isso precisamos investir nas pessoas da nossa equipe, com os melhores profissionais teremos as melhores empresas, parece lógico, mas ainda me deparo com empresas restringindo os investimentos no desenvolvimento das suas equipes. Não falo apenas no investimento financeiro, temos aqui restrições de investimentos comportamentais. A sua empresa da liberdade para que todos possam evoluir, para que ela possa evoluir?

Inovação de produtos e processos, a ambição pela onda da inovação faz com que muitos empresários esqueçam das inovações básicas, aquelas que atendem reais necessidades dos seus clientes, baseiam-se no cumprimento do seu propósito. Alguns clientes querem algo mais elaborado como aplicativos ou “cashback”, outros apenas um motivo para consumirem nossos produtos em local adequado, ou mesmo transportá-los de maneira mais inteligente. A inovação da sua empresa está focada na necessidade do seu cliente ou na sua?

A última dica é olharmos para a Responsabilidade Social e Ambiental, estamos inseridos em uma sociedade, em um planeta, em um ambiente que precisa ser apoiado e desenvolvido, na maioria das vezes atribuímos ao poder público estas responsabilidades, estas são indelegáveis, precisamos nos comprometer com a comunidade que estamos inseridos, nos envolvermos e ajudarmos com as mudanças que precisam ser implementadas e a partir disso colhermos os frutos de uma sociedade melhor!

Boas práticas em 2024, seguimos fortes transformando atitudes!

Acompanhe
nossas
redes sociais