Investir na educação é investir no futuro de Lajeado

Opinião

Investir na educação é investir no futuro de Lajeado

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Janeiro de 2024 às 18:12

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

ARTIGO ESCRITO POR

Karina Pereira da Lopes – Diretora
Neiva Ines Mattes – Orientadora Educacional
Jéssica Samara Herek dos Santos – Coordenadora Pedagógica

Nascemos num terreno de plantação de abacaxis, terreno este bem localizado às margens da BR 386, onde foram dados os primeiros passos da nossa construção com tábuas vindas de uma antiga escola do Fão, dando origem a duas salas de aula, dois banheiros, uma cozinha e a secretaria.

Sabem por que foi possível dar este início? A comunidade estava preocupada com seus filhos, que precisavam atravessar a BR para estudar na Escola Manoel Bandeira. Assim, uniram-se e juntaram forças em busca de uma escola.

Hoje, com 50 anos de uma linda história alicerçada nestes valores, buscamos dar continuidade através deste ideal de luta e de resiliência. Somos vizinhos e parceiros da Emei Criança Alegre, Projeto Vida, Comunidade Católica e Posto de Saúde. Ainda no bairro, a Associação de Moradores e o CRAS que tão bem nos acolhem junto às famílias que buscam auxílio e cuidado.

A escola fechou o ano com 328 alunos e 52 profissionais, embora tenhamos estrutura física para atender uma demanda ainda maior. Alunos do Santo André e de muitos outros bairros buscam diariamente ensino de qualidade focado no conhecimento, projetos de vida e sustentação de valores. Fortalecendo estes valores em 2023, trabalhamos com o Projeto “Que portas quero abrir?”.

Alunos, professores, funcionários e comunidade se engajaram no projeto fortemente, buscando sentido, no “onde estou e onde quero e posso chegar”. Projeto este, que faz verdadeira conexão com a Proposta do Pacto Lajeado pela Paz que traz como pilares a Educação Socioemocional, Atenção Plena e a Comunicação Não Violenta.

Além das aulas do SEJA e do Conte Comigo, tivemos também o Projeto SOMAR, que possibilitou a descoberta de habilidades e o desenvolvimento de um projeto também voltado à área do esporte.

Algo importante a ser dito é a participação crescente e notória da presença dos pais na escola. Estamos cultivando o que já falávamos há anos: que o tripé (escola – família – comunidade) é o ingrediente fundamental para que o aluno busque conquistar seus sonhos onde quer que ele esteja.

Por pensarmos a escola como um espaço social, nosso desejo é acolher a grandeza de cada ser humano tornando a mesma como um espaço instigante que ofereça possibilidades e relações distintas, e que garanta afeto e segurança emocional.

Para as crianças antes de pré-escola e 1º ano, a escola oferece o contraturno, onde são realizadas ações como projetos, oficinas, bem como o apoio pedagógico. Além de ser um estímulo para a descoberta de talentos e habilidades, enriquecendo a formação da criança/estudante.

Este ano tivemos ainda a parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, oferecendo atividades de jogos de Vôlei e Basquete no contraturno para estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

A Escola Santo André tem apoio da administração municipal e da Secretaria de Educação que acompanham nosso trabalho na íntegra. Há investimento na formação continuada dos professores, principalmente em relação ao uso das tecnologias para novas metodologias de ensino.

Isso tem tornado nossa escola mais instigante e tem garantido aulas mais atrativas. Desta forma, estamos rumo a uma educação mais próxima das novas habilidades e interesses dos estudantes, com prioridade ao conhecimento construído com sentido, partindo da valorização dos saberes de cada pessoa que integra a comunidade escolar.

Acreditamos que, pautados nesta busca, garantimos que os estudantes cheguem ao final do ano não só cumprindo o plano de aprendizagens traçado e avançando nos índices educacionais. Mas também com desenvolvimento na integralidade e autonomia, tornando-se um sujeito ativo, que respeite a diversidade cultural, que tenha empatia e respeito mútuos.

Os conhecimentos construídos perpassam os muros da escola e sempre que possível participamos de feiras do conhecimento. Neste ano participamos pela segunda vez da feira Estadual e de ciências da Univates, onde nossos trabalhos receberam destaque na categoria dos anos iniciais.

Com tudo isso, fica claro que a Emef Santo André é um espaço educacional e de muitas vivências para as crianças e adolescentes de diversos bairros que aqui frequentam. Desta forma, tem-se a certeza que investir na Emef Santo André é investir no futuro de centenas de crianças e da nossa cidade!

Acompanhe
nossas
redes sociais