Arroio do Meio constrói 70 moradias para atingidos pela cheia

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Arroio do Meio constrói 70 moradias para atingidos pela cheia

Governo municipal vai disponibilizar 28 casas provisórias e 42 definitivas para as famílias

Por

Atualizado quinta-feira,
28 de Dezembro de 2023 às 15:48

Arroio do Meio constrói 70 moradias para atingidos pela cheia
Secretário de Planejamento, Carlos Rafael Black, e o prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel (Foto: Pedro Rodrigues)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e o secretário de Planejamento, Carlos Rafael Black, detalham evolução da construção de casas para famílias atingidas pela cheia de setembro, em dois modelos. O assunto foi destaque em entrevista nesta quinta-feira, 28, ao programa O Vale em Pauta.

Conforme Bruxel, 55 pessoas ainda estão fora de suas casas e não devem retornar. Além disso, 200 famílias estão sendo beneficiadas pelo aluguel social. Outras seguem na casa de parentes e amigos. Um total de 388 residências foram atingidas no primeiro episódio, em setembro. Na segunda, nenhuma foi a ponto de não servir para moradia.

O prefeito explica que por meio da campanha de construção de casas provisória, uma parceria do governo do Estado e Sinduscon, foram solicitadas 70 novas residências. Porém, somente 28 foram atendidas pelo programa e estão em fase de construção ao lado do primeiro loteamento popular do município, numa área de mais de 8 mil metros quadrados, no Novo Horizonte. “São dois modelos diferentes de casas. O primeiro será entregue nos próximos dias”, revela Black.

Além disso, Bruxel esclarece que o secretário da Habitação, Carlos Gomes, propôs ao município um convênio com o Ministério Público que dispõem de recursos num fundo para investir na construção de moradias definitivas. “Seriam mais 42 casas de 40 m², um espaço digno para as famílias e devem ficar prontas ainda no primeiro semestre de 2024”, ressalta.

“As áreas para a construção de todas as casas já estão disponíveis. As obras serão em método mais ágil para entregar as moradias o mais breve possível para as famílias. Município vai apresentar todo o projeto para o Ministério Público”, esclarece Black.

As provisórias serão destinadas para as pessoas que ainda estão nos espaços públicos, diz o prefeito. As demais serão por meio dos critérios elaborados pela assistência social do município.

Além das moradias, considerado o principal problema enfrentado pela gestão, na educação ainda há detalhes a serem para garantir um ano início de ano letivo em 2024. “A escola Construindo o Saber, está em reforma. A Atalaia serve de abrigo. Estamos preparando espaço na escola São Paulo, parte superior, realocando a Atalaia para esse espaço”.

Cerca de 36 toneladas de entulho aguardam retirada.

Nova Escola

Recursos foram destinados para a escola do bairro São Caetano. A instituição atenderá até 350 alunos do fundamental. Contará com área coberta e quadra esportiva. A obra é avaliada em R$ 7,8 milhões e deve ser licitada na próxima semana.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais