Prazo para destinação de 1% do Imposto de Renda segue até o dia 31 de dezembro

SOLIDARIEDADE

Prazo para destinação de 1% do Imposto de Renda segue até o dia 31 de dezembro

Campanha de incentivo à doação de taxa a projetos sociais do município, tem como expectativa, arrecadar R$ 2 milhões neste ano

Por

Atualizado quarta-feira,
27 de Dezembro de 2023 às 16:26

Prazo para destinação de 1% do Imposto de Renda segue até o dia 31 de dezembro
Foto: Divulgação/ Arquivo A Hora
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A data final para declarar o Imposto de Renda e destinar 1% ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) de Lajeado se encerra dia 31 de dezembro.

Segundo a coordenadora pedagógica da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan), Angelisa Klein, a doação é importante para que crianças e adolescentes tenham assegurados seus direitos fundamentais. Neste ano, a expectativa é de que as arrecadações cheguem a R$ 2 milhões para apoiar investimentos das entidades locais.

“Ao converter imposto em doação, as empresas não gastam nada e ainda ajudam a resgatar a dignidade de pessoas para a garantia de seus direitos. Quanto mais doadores tivermos, maior será o número de crianças e adolescentes que terão seus direitos assegurados”, comenta.

Com os valores destinados à Slan no ano passado, foi possível realizar diversos projetos sociais, sendo alguns deles o “Educando pelo Esporte, Ensinando para a Vida”, projeto que incentiva a prática esportiva de Futsal, Voleibol e Karatê e o projeto “Música Instrumental” que visa a manutenção da orquestra musical, com qualificações e atividades culturais.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Universidade do Vale do Taquari incentivam a campanha “Invista 1% no futuro: declarar com propósito é gerar oportunidades”. Além de orientar as empresas do Vale do Taquari a conversarem com os contadores para manifestar o interesse em doar, as instituições ainda disponibilizam uma lista com as entidades que estão aptas a receberem os recursos.

Em 2022, além da Slan, outras dez entidades de Lajeado receberam recursos das doações ao FMCA. Para que as empresas possam realizar a doação é necessário que ela seja tributada pelo Lucro Real e faça o recolhimento do Imposto de Renda.

Mais sobre a ação

A campanha criada em 2022, iniciativa dos alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Univates, desenvolveu o projeto em duas disciplinas ministradas pelos professores Marcus Staudt e Fábio Kraemer, e buscou conciliar a teoria com uma entrega prática, que gerasse benefícios para a cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais