Natal chegando. Bate aquela ansiedade de querer estar presente em todas as celebrações, de todos os círculos de amizade, trabalho, família… e, ao final, temos que convir que o tempo e as distâncias muitas vezes são intransponíveis. Só mesmo Papai Noel em seu trenó, voando à velocidade da luz, quem sabe, seja capaz de estar em todos os lugares, em tempo hábil de entregar os presentes antes da meia-noite.
Numa rápida consulta à minha assistente virtual sobre o assunto, recebo a seguinte advertência: “O conceito de Papai Noel voar na velocidade da luz é interessante para o espírito natalino, mas, na prática, não se alinha às leis físicas estabelecidas”.
Não satisfeito, recorro aos estudos de mecânica quântica do mestrado e me deparo com o Princípio da Incerteza de Heisenberg. Nobel de Física em 1932, o alemão afirma que é impossível conhecer com precisão simultânea a posição e a quantidade de movimento de uma partícula subatômica.
Sem desistir do exercício ficcional, ainda que diante de questões matemáticas insolúveis, projeto uma velocidade hipotética para o trenó do bom velhinho. Contudo, esbarro com as relatividades de Einstein, tendo que considerar efeitos como dilatação do tempo e contração do comprimento. Definitivamente, não vale a pena racionalizar quando o assunto é a vontade de estar com as pessoas que amamos.
Movimentos contínuos da chegada de novas pessoas à cidade tendem a transformar seu perfil demográfico nos próximos anos. Em breve, Lajeado deixará de ser, definitivamente, uma expressão de imigrantes, principalmente de italianos e alemães, tornando-se um grande pólo urbano. Os deslocamentos em horários de pico tendem a ser cada vez mais cruéis, caso projetos de mobilidade não sigam sendo implementados com seriedade e competência.
O fluxo em direção ao bairro Conventos ascende favorecido por empreendimentos como o Trianon Center, além de ofertas de imóveis qualificados e loteamentos com infraestrutura, qualidade de vida e segurança. A criação de uma reserva ambiental no Alto Conventos seria uma cereja no bolo, um brinde à consciência sustentável que a região luta para instaurar.
Movimentos, movimentos. O que é muito bom, pois movimentos sempre levam a algum lugar. Que seja para melhor. Porém, entre tudo que vemos e imaginamos, pensar como Papai Noel nos dá um certo alento. Afinal, por maior que seja a distância entre dois pontos, só um elemento pode uni-los: Você. Neste Natal, se faça presente.
Ivan Mingireanov Filho
Empreendedor
Apresentado por Minc