A menor distância entre dois pontos

Artigo de Ivan Mingireanov Filho

A menor distância entre dois pontos

A menor distância entre dois pontos

Natal chegando. Bate aquela ansiedade de querer estar presente em todas as celebrações, de todos os círculos de amizade, trabalho, família… e, ao final, temos que convir que o tempo e as distâncias muitas vezes são intransponíveis. Só mesmo Papai Noel em seu trenó, voando à velocidade da luz, quem sabe, seja capaz de estar em todos os lugares, em tempo hábil de entregar os presentes antes da meia-noite.

 

Numa rápida consulta à minha assistente virtual sobre o assunto, recebo a seguinte advertência: “O conceito de Papai Noel voar na velocidade da luz é interessante para o espírito natalino, mas, na prática, não se alinha às leis físicas estabelecidas”.

 

Não satisfeito, recorro aos estudos de mecânica quântica do mestrado e me deparo com o Princípio da Incerteza de Heisenberg. Nobel de Física em 1932, o alemão afirma que é impossível conhecer com precisão simultânea a posição e a quantidade de movimento de uma partícula subatômica.

 

Sem desistir do exercício ficcional, ainda que diante de questões matemáticas insolúveis, projeto uma velocidade hipotética para o trenó do bom velhinho. Contudo, esbarro com as relatividades de Einstein, tendo que considerar efeitos como dilatação do tempo e contração do comprimento. Definitivamente, não vale a pena racionalizar quando o assunto é a vontade de estar com as pessoas que amamos.

 

Movimentos contínuos da chegada de novas pessoas à cidade tendem a transformar seu perfil demográfico nos próximos anos. Em breve, Lajeado deixará de ser, definitivamente, uma expressão de imigrantes, principalmente de italianos e alemães, tornando-se um grande pólo urbano. Os deslocamentos em horários de pico tendem a ser cada vez mais cruéis, caso projetos de mobilidade não sigam sendo implementados com seriedade e competência.

 

O fluxo em direção ao bairro Conventos ascende favorecido por empreendimentos como o Trianon Center, além de ofertas de imóveis qualificados e loteamentos com infraestrutura, qualidade de vida e segurança. A criação de uma reserva ambiental no Alto Conventos seria uma cereja no bolo, um brinde à consciência sustentável que a região luta para instaurar.

 

Movimentos, movimentos. O que é muito bom, pois movimentos sempre levam a algum lugar. Que seja para melhor. Porém, entre tudo que vemos e imaginamos, pensar como Papai Noel nos dá um certo alento. Afinal, por maior que seja a distância entre dois pontos, só um elemento pode uni-los: Você. Neste Natal, se faça presente.

 

Ivan Mingireanov Filho
Empreendedor
Apresentado por Minc

Acompanhe
nossas
redes sociais