Univates conquistas título de universidade mais sustentável do Brasil

RANKING MUNDIAL

Univates conquistas título de universidade mais sustentável do Brasil

São considerados 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa

Por

Atualizado sexta-feira,
22 de Dezembro de 2023 às 14:47

Univates conquistas título de universidade mais sustentável do Brasil
Gustavo Schäfer, engenheiro ambiental da Univates e mestre em ambiente e desenvolvimento (Foto: Pedro Rodrigues).
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Universidade do Vale do Taquari conquista mais um título de universidade mais sustentável do Sul do Brasil, pela terceira vez consecutiva. O GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universidade da Indonésia que aponta as instituições ao redor do mundo que articulam ações em conjunto com a comunidade para reduzir sua pegada de carbono e combater a mudança climática global.

O GreenMetric considera 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura – relacionadas ao campus, Energia & Mudanças Climáticas – quanto você consome e gera de energia, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa.

Ao todo, participaram 1.183 universidades, sendo 43 brasileiras. A partir da avaliação dos critérios estabelecidos pela UI, a Univates conquistou a primeira colocação no Sul do Brasil.

De acordo com o engenheiro ambiental da Univates, Gustavo Schäfer, participar do ranking é importante pois ajuda a avaliar as ações desenvolvidas pela instituição em relação às questões envolvendo a sustentabilidade no campus.

“Considero a Univates, o campus como uma pequena cidade. Não desenvolvemos somente o ensino, mas muitas atividades que possuem seu impacto ambiental. A gente tem a geração de resíduos e temos uma equipe no prédio Ecovates que faz triagem desses resíduos, acondicionamento, armazenamento e depois buscar a melhor destinação, a mais adequada desses resíduos. Hoje sabemos os resíduos gerados, quais as características e pra onde destina esses resíduos. Em 2022, mais de 56% dos resíduos sólidos gerados foram destinados para reciclagem”, conta.

Acompanhe entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais