Novas cidadãs para Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Novas cidadãs para Lajeado

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos…

A câmara de vereadores concedia o título de Cidadã Lajeadense a duas mulheres: Geny Arruda e Zuleika Born. O ato teve presença do vice-prefeito Luis Humberto Kolling e de amigos e familiares das homenageadas.

Sobre Zuleika

Nascida em em 1924 na cidade de Montenegro, casou em 1946 com Werner Born, com quem teve quatro filhos. Em Lajeado, Zuleika liderou o movimento de fundação da Escola Cenecista João Batista de Mello (o Melinho). Era 1961, naquela época, o Melinho funcionava em uma sala, ao lado da Escola Fernandes Vieira e Zuleika foi a primeira diretora da instituição. O prédio no Florestal, na rua Germano Berner, começou a ser construído em 1965.

Zuleika com o marido e políticos da época. (fotos: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Sobre Geny

Natural de Espumoso, Geny se mudou para Lajeado em 1954, onde foi aluna do Colégio Alberto Torres. Casou com Ney Santos Arruda, com quem teve cinco filhos. Foi professora por mais de 25 anos e participou de várias entidades assistenciais. Ela e o marido estavam entre os fundadores do Lions Club de Lajeado.

Geny com o marido e políticos da época

Lançamento da Festa de Navegantes

A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, de Arroio do Meio, lançava mais uma edição da Festa de Navegantes, que ocorreria em fevereiro de 2004. Os recursos arrecadados seriam investidos na construção do salão da comunidade.

A festa iniciaria pela manhã, com procissão fluvial pelo Rio Taquari, almoço festivo e escolha do Marinheiro e da boneca da festa. Naquele ano, os candidatos eram Vitor Hickmann, Guilherme da Silva, Dener Schmidt, Kelin Cornelius, Daiane da Silva, Angélica Fachini e Ana Paula de Castro.

Há 50 anos…
Lavatórios para Estrela

O município instalava um lavatório público na localidade chamada de Chácara da Prefeitura. Na hora do corte da fita simbólica, marcaram presença o prefeito municipal Gabriel Mallmann e o vice Aloysio Schwertner, além do sub-prefeito da localidade, Pedro Eugênio Horn, secretários municipais e vereadores. Ao todo, mais de duzentas pessoas participaram da solenidade. O lavatório era composto por cinco tanques de a rua e tinha instalações elétricas.

Hoje é

  • Dia do Atleta

Santo do dia: São Pedro Canísio

Acompanhe
nossas
redes sociais