Projeto Talentos Esportivos desenvolve habilidades físicas e comportamentais

Categorias de base

Projeto Talentos Esportivos desenvolve habilidades físicas e comportamentais

Cerca de 180 estudantes do 5º ao 9º ano das escolas públicas dos municípios de Colinas e Marques de Souza participaram de atividades ao longo do ano

Por

Projeto Talentos Esportivos desenvolve habilidades físicas e comportamentais
O projeto foi criado para fomentar a cultura esportiva, identificar talentos, reduzir índices de sedentarismo entre os jovens - foto: divulgação

Por meio do aprendizado e da prática de esportes nas dependências da Universidade do Vale do Taquari – Univates, 180 estudantes do 5º ao 9º ano das escolas públicas dos municípios de Colinas e Marques de Souza desenvolvem habilidades comportamentais e socioemocionais e fortalecem a saúde. O projeto Talentos Esportivos, que acaba de encerrar sua terceira temporada, é resultado da parceria entre as Administrações Municipais das duas cidades e o Complexo Esportivo da Univates.

O projeto foi criado para fomentar a cultura esportiva, identificar talentos, reduzir índices de sedentarismo entre os jovens e ocupar o tempo ocioso da juventude com atividades saudáveis. Além disso, sabe-se que o envolvimento em práticas esportivas também contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, do autoconhecimento e do espírito de equipe e liderança.

O Talentos Esportivos está dividido em duas fases. Na fase de reconhecimento, os estudantes participam das quatro modalidades esportivas oferecidas (natação, basquete, ginástica e atletismo), tendo contato com os treinadores, frequentando os espaços onde as práticas são realizadas e recebendo acompanhamento nutricional. Já na fase de especialização, os atletas se dedicam ao esporte com o qual tiveram mais afinidade, aperfeiçoando-se física, técnica e taticamente e formando equipes para disputarem competições.

Miguel Lucian é coordenador técnico do projeto. Ele explica como a iniciativa tem impactos positivos na vida dos estudantes, destacando que o Talentos Esportivos vai muito além do aprimoramento físico. “O esporte nos permite vivenciar situações simples e complexas e exige que os praticantes aprendam a lidar com outras pessoas e, principalmente, consigo mesmos. Dessa forma, além de ensinarmos as modalidades esportivas, buscamos estimular e desenvolver o autoconhecimento e aspectos comportamentais que favoreçam a vida em sociedade: liderança, trabalho em equipe, busca pela excelência, respeito pelos demais e pelos espaços etc. Buscamos identificar talentos esportivos e também gerar repertório nas crianças para formarmos cidadãos melhores”.

Lucian também reflete sobre a importância da parceria firmada entre as Prefeituras de Colinas e Marques de Souza e o Complexo Esportivo da Univates, salientando que essa colaboração é fundamental para o êxito do projeto.

“O projeto só existe em função da intenção dos municípios, que compreendem a importância do esporte na formação física, social e emocional dessas crianças. Estamos cientes da responsabilidade que depositam no trabalho do projeto, então buscamos fazer um trabalho muito próximo das secretarias da educação e escolas envolvidas, desenvolvendo uma atuação conjunta para entregar os melhores resultados possíveis”, destaca Lucian

Destaques em 2023

Alguns dos estudantes que se destacaram em competições e demonstraram o potencial e o espírito esportivo adquiridos por meio do projeto Talentos Esportivos foram Dominique Pace Gross, de Marques de Souza. A atleta se destacou ao longo do ano nas competições de atletismo e alcançou o segundo lugar no arremesso de peso sub-14 no Troféu IENH, na cidade de Novo Hamburgo.

Eduarda Hauschild Corotto e Isadora Luize Gerhardt conquistaram o segundo lugar no revezamento 4 x 50m sub-12 no Campeonato Estadual de Atletismo.

Tiago Kortz e Vitor Bertoretti ao final de 2023, foram aprovados na peneira do Clube Atlético Ubirajá (Bira) e, a partir de 2024, poderão integrar as equipes de competição.

Acompanhe
nossas
redes sociais