Grupo A Hora conquista mais três prêmios estaduais

RECONHECIMENTO

Grupo A Hora conquista mais três prêmios estaduais

Dois documentários e uma reportagem sobre saúde foram destaques no 65º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. Concurso teve mais de 400 trabalhos inscritos de todo o RS

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Dezembro de 2023 às 11:14

Grupo A Hora conquista mais três prêmios estaduais
Felipe Neitzke, Filipe Faleiro e Bibiana Faleiro receberam as premiações em evento no Palácio da Justiça, na capital. (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Um dos mais cobiçados reconhecimentos da imprensa gaúcha, o 65º Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo recebeu jornalistas do estado na manhã de ontem, 19, para a entrega dos troféus e certificados. O evento ocorreu no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Nesta edição, o Grupo A Hora foi reconhecido entre os mais de 400 inscritos, com três trabalhos, dois em vídeo e um em reportagem em texto, e trouxe a Lajeado o troféu de 2º lugar com o documentário “Vale de Oportunidades”.

A produção é do jornalista Felipe Neitzke, com a colaboração da jornalista Bibiana Faleiro. Neitzke, que é também editor de redação do Grupo A Hora, destaca que as duas categorias em que a equipe teve destaque: documentário em vídeo e reportagem especial em saúde, são novas dentro do concurso. Ainda, ressalta que o veículo de comunicação representou, no evento, os diários do interior do estado.

Reportagem no jornal e documentários em vídeo foram premiados. (reproduação)

Sobre a produção audiovisual premiada, Neitzke diz ter sido um trabalho pensado sobre os diversos investimentos projetados para a região do Vale do Taquari. “Isso frente a um polo, um corredor logístico muito forte. O documentário então retrata as oportunidades, tanto de geração de energia, quanto do setor de alimentos, da indústria, proteína animal e tantos outros setores. Traz a área da inovação, vários aspectos que a diversidade econômica do Vale oferece”.

O jornalista ressalta que esta é uma das regiões de crescimento exponencial no estado, que vem se destacando cada vez mais. Já o documentário Histórias de Verão, também produzido por Felipe Neitzke e Bibiana Faleiro, recebeu menção honrosa pelo 4º lugar no prêmio. A produção registra a vida de pessoas do Vale que escolheram o litoral para morar ou empreender.

Reconhecimento

Outro trabalho em destaque no prêmio foi a reportagem “População envelhece e escancara carência no cuidado dos idosos”, do jornalista Filipe Faleiro, que recebeu menção honrosa pelo 5º lugar na categoria reportagem especial em saúde.

De acordo com Faleiro, o intuito da reportagem foi mostrar que o envelhecimento populacional tem interferido sobre o cuidado com os idosos e que esta é uma realidade no país.

“No mundo, a população envelhece mais e há uma taxa de natalidade que cai. Então, quem vai cuidar dessas pessoas que vão precisar de cuidados especiais?”. Este é um dos pontos abordados na matéria, conforme explica o jornalista. “O trabalho teve essa provocação de trazer uma visão de algo que atinja todos nós, a vida de todo mundo”.

Esta é a primeira vez, nos 20 anos de história do Grupo A Hora, que a empresa é finalista do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo. “Esse é o reconhecimento de uma empresa jovem que está se consolidando como um grande grupo de comunicação, e que já começa a ser vista fora das fronteiras do Vale do Taquari”, reforça Faleiro.

Essência do jornalismo

Para o diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora, Fernando Weis, o prêmio confirma todo o empenho e dedicação que a equipe faz há anos no jornalismo profissional. Ele destaca que, hoje, a empresa está adaptada a todas as plataformas, mas sem perder a essência que é fazer jornalismo com o viés da prestação de serviço relevante para a comunidade.

“Três prêmios que atendem setores da comunicação diferentes, mas eles mostram todo esse empenho, traduzem exatamente isso, o jornalismo sendo uma ferramenta de desenvolvimento do Vale do Taquari”.

Weiss reforça que o reconhecimento também traduz o empenho dos profissionais e de toda a equipe que trabalha em conjunto. “Estamos muito felizes porque é uma demonstração de que o nosso trabalho está sendo bem feito. Isso nos dá combustível, acima de qualquer coisa, para toda a nossa central de jornalismo continuar fazendo este trabalho tão importante.”

Sobre o Prêmio ARI

  • A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) é uma das mais antigas entidades representativas da imprensa no Brasil. Foi fundada em Porto Alegre em 1908, pelo escritor e jornalista Érico Veríssimo, que foi o primeiro presidente;
  • A ARI teve papel fundamental na defesa dos interesses dos jornalistas e na promoção da liberdade de imprensa ao longo da história;
  • A associação promove a troca de conhecimentos e experiências entre jornalistas, com eventos, palestras e premiações, como o Prêmio ARI de Jornalismo, que reconhece a excelência na produção jornalística;
  • A ARI se consolidou como uma instituição respeitada e influente no cenário jornalístico brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento da profissão jornalística no estado e no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais