Obras da rotatória e ponte no Boa União têm novos prazos

TRÂNSITO

Obras da rotatória e ponte no Boa União têm novos prazos

Licitação, inicialmente prevista para setembro, deve ser lançada nas próximas semanas. Outra obra, a ponte na Linha São José tem previsão de mais oito meses até a conclusão

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Dezembro de 2023 às 16:34

Obras da rotatória e ponte no Boa União têm novos prazos
Ponte da São José tem previsão oito meses de execução. Estrutura vai substituir ponte de mais de 70 anos (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Demanda antiga do município, a rotatória do bairro Boa União ainda não saiu do papel. Em agosto, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) afirmou que o início das obras era previsto para a segunda quinzena de novembro, com prazo de 30 dias para execução.

O projeto da obra foi alinhado entre o governo municipal e a EGR em outubro de 2022. Segundo a concessionária, a construção do acesso ao bairro Boa União está planejada para iniciar em janeiro, junto com as obras de melhorias da rodovia. A previsão é lançar a licitação nas próximas semanas.

O congestionamento e as condições da estrada são problemas do ponto. A rotatória promete facilitar o fluxo dos veículos e diminuir a velocidade daqueles que vêm no sentido Serra – Estrela. O local já registrou inúmeros acidentes e, inclusive, possui uma lombada eletrônica.

A EGR também informa que finalizou, ontem, 18, a sinalização horizontal da RSC-453, no trecho entre Estrela e Garibaldi, entre os quilômetros 37 e 96 da estrada.

Ponte da Linha São José

Outro ponto de espera da comunidade é a nova ponte que liga a Boa União à Linha São José. Anunciada em janeiro, a ordem de serviço foi assinada em junho, e a previsão de entrega inicial era para março de 2024. Em função das enchentes de setembro e novembro, os planos foram alterados. O cronograma de obras prevê oito meses de execução.

Depois da primeira cheia, foi preciso reavaliar as condições da estrutura. “Foi necessário fazer um novo estudo e adequação do projeto após a enchente. Após a elaboração, precisou ser contratada outra empresa especializada para fazer a análise do novo projeto e validação do mesmo”, conta o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Skrsypcsak.

A aprovação final ocorreu na terça-feira, 12. Com isso, a empresa executante passou a comprar as ferragens da versão final do projeto para a montagem das vigas e fundações. O valor é de investimento de R$ 6,8 milhões. Conforme o governo municipal, não houve solicitação de aditivo protocolado junto à prefeitura.

Sobre a nova ponte

A travessia terá passagem para pedestres e ciclistas, uma vez que será o ponto inicial da ciclovia intermunicipal, que vai até Imigrante. São duas faixas com largura de 3,5 metros, com uma barreira rígida para proteção dos automóveis, pista específica para ciclistas com largura de 3 metros e calçada de passeio com 1,2 metro.

A ponte antiga, feita em ferro e madeira, tinha cerca de 70 anos. Com apenas uma pista, tinha capacidade limitada para a passagem de veículos, especialmente os de maior porte.

  • SOBRE A PONTE ENTRE BOA UNIÃO E SÃO JOSÉ
    Mais oito meses de execução
    R$ 6,8 milhões para a obra
    Ordem de serviço assinada em julho
    Substitui estrutura de mais de 70 anos
  • SOBRE A RÓTULA
    Licitação deve ser feita nas próximas semanas
    Obra começa em janeiro
    Projeto foi alinhado em outubro de 2022

Rótula no Boa União já tem projeto, mas ainda não saiu do papel. Promessa é que a rótula facilite o fluxo de veículos. (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Acompanhe
nossas
redes sociais