Balneabilidade

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Balneabilidade

Por

A Fepam realizou teste de balneabilidade em cursos d’água de cidades gaúchas litorâneas e com água doce. Dos 89 pontos analisados no RS (nenhum no Vale do Taquari), 77 estão próprios para banho e 12 apresentaram condição imprópria (consulte lista no site estado.rs.gov.br). A classificação das águas como própria ou imprópria baseia-se no parâmetro da bactéria E.coli (coliformes termotolerantes). Resultado superior a 800 indica local impróprio para banho.

No Vale

O projeto Viver cidades, do Grupo A Hora, tem analisado amostras de água de 26 pontos de dois rios e 12 arroios no Vale do Taquari. Na etapa de abril deste ano, 11 tinham o resultado para E-coli maior de 800. No ponto de pior qualidade, Arroio Lambari (foto), em Encantado, a contagem foi 160 mil. Mesmo que fossem locais apropriados para tomar banho, o que não são, pelo menos 11 apontam alto grau de poluição por carga orgânica.

Coleta de lixo

No fim de ano é comum ocorrer mudanças no calendário da coleta de lixo. Consulte sites ou redes sociais das prefeituras. Geralmente esta informação é publicada. A razão é evitar acúmulo nas lixeiras coletivas, mau cheiro, moscas, baratas, lixo pelo chão… Bairros que não têm lixeira coletiva, como o São Bento e o Centenário, em Lajeado, é importante guardar os resíduos em sacos bem fechados. Mais importante: faça a separação dos recicláveis.

Dengue

O caso é de saúde pública, mas o cidadão precisa fazer a sua parte em seu ambiente. As regras são as mesmas de sempre: não deixar recipientes, plantas, entre outros, em locais que possam acumular água da chuva. Se vai viajar, revise a casa e o pátio.

Na passarela

A incidência de atropelamentos de anfíbios diminuiu 80% na Reserva Biológica Mata Paludosa, em Itati, na ERS-486 (Rota do Sol). A redução é atribuída a instalação de passarelas em pontos críticos da rodovia.

Guardiões

Os nove estudantes da turma de Guardiões Ambientais Mirins estão formados e aptos para defender a natureza. O projeto é da Administração de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. As aulas são realizadas durante o ano no Jardim Botânico de Lajeado, onde ocorreu a formatura. O projeto, em seu terceiro ano, busca desenvolver a consciência ambiental entre alunos do Ensino Fundamental.

Acompanhe
nossas
redes sociais