Grupo com cerca de 40 pessoas do Vale do Taquari iniciou no domingo, 17, a missão em busca de respostas para um plano contra desastres naturais. As visitas técnicas começaram pelo centro integrado em Florianópolis e tem sequência nesta segunda-feira, 18, em Blumenau.
Conforme o diretor de Gestão de Desastres de Santa Catarina, coronel César Nunes, o estado possui 20 regionais da Defesa Civil para 295 cidades. Para efeitos de comparação, o RS tem nove para 497 cidades.
O orçamento anual do centro integrado é de R$ 180 milhões. Além de uma estrutura tecnológica, o local conta com meteorologista 24h, engenheiros, geólogos e hidrólogos. Ao todo, 160 servidores ficam reunidos num mesmo prédio, analisando dados de satélites, fazendo estudos e projetando cenários. A edificação de quatro pavimentos, foi inaugurada em 2018.
Eles não recebem doações da comunidade. “É uma encrenca”, comenta o coronel. Possuem registro de preços para compra de materiais básicos e estratégicos. Há recursos exclusivos para reconstrução imediata de pontes. Destaque para programa Defesa Civil nas Escolas. Trabalho na base para conscientização.