Fruki e Motasa entre as melhores do Brasil

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Fruki e Motasa entre as melhores do Brasil

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas empresas do Vale do Taquari estão na lista das melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme ranking da consultoria Great Place To Work (GPTW). A Bebidas Fruki, de Lajeado, ficou em 13º lugar entre as empresas de médio porte e a Motasa, de Taquari, conquistou a 18ª posição na mesma categoria.

A premiação foi recebida na noite de segunda-feira, 11, em São Paulo. Com mais de 70 anos de história, a Moinho Taquariense (Motasa) é referência nacional na fabricação de farinhas e pré-misturas para o segmento de panificação e confeitaria.

A Fruki figura pela quarta vez consecutiva no ranking nacional da GPTW. CEO da empresa, Aline Eggers Bagatini afirma que o resultado reflete a satisfação e o engajamento da equipe. “A participação no GPTW visa medir o nosso clima interno e o prêmio mostra que estamos funcionando bem.”

Segundo ela, a qualificação entre as melhores do Brasil ajuda tanto na atratividade quanto na retenção de talentos – grande vantagem em um cenário de escassez de mão de obra. “Hoje, os profissionais buscam muitas informações antes de ingressar em uma empresa. Sempre temos desafios para melhorar, mas a cada ano de participação no GPTW percebemos a evolução.”

APL Alimentos e Bebidas cresce 40% em 2023

Com participação de 40 empresários e voluntários, o Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari promoveu na noite de terça-feira, 12, a última reunião plenária de 2023, O evento ocorreu na sede da Sicredi Integração RS/MG e foi marcada pelo resgate das ações promovidas ao longo do ano, além da projeção das iniciativas para 2024.

Com a adesão de 13 novos empreendimentos ao arranjo, o APL Alimentos e Bebidas chegou a um total de 45 empresas associadas. Para o próximo ano, a organização prevê a realização de três visitas técnicas, além de reeditar parceria com o Sebrae para a 2ª edição do Food Tech Summit. Também está prevista mais uma edição da sessão de negócios e visitas ao Tecnovates, Expoagas e South Summit.

RÁPIDAS

  • Aprovação da CIC-VT – A Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) divulgou resultados de pesquisa de satisfação realizada junto a diretores, funcionários e executivos das associações comerciais, CDLs e CICs locais. Entre os 65 pesquisados, 92% das associadas, a comunicação e transparência da CIC VT em relação às suas atividades e decisões são satisfatórias, com menos de um por cento de insatisfeitos. Todos os respondentes disseram que a CIC-VT está 100% alinhada aos interesses e necessidades das entidades associadas e 96% disseram se sentir bem representadas pela entidade regional.
  • Desenrola prorrogado – Programa federal de renegociação de dívidas, o Desenrola Brasil foi prorrogado por três meses. Com isso, pessoas endividadas têm até o dia 31 de março de 2024 para renegociar pendências com as vantagens determinadas pelo programa. Até novembro, o Desenrola permitiu a renegociação de R$ 29 bilhões em dívidas de 11 milhões de pessoas – um dos fatores que ajudou a reduzir endividamento e de inadimplência dos brasileiros. Dados do Serasa mostram que, após três meses consecutivos de crescimento, os indicadores de endividados e de inadimplentes no país recuaram em novembro.

Frase do dia

André Gerdau Johannpeter, Vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau em entrevista para o Jornal do Comércio

“A retirada de incentivos fiscais atinge direto a veia da competitividade. Esses incentivos foram dados em algum momento para compensar algum ponto em que o Rio Grande do Sul não era tão competitivo, seja pela logística, seja pela distância, pelo custo. Se tirar, vai piorar a competitividade das empresas.” – André Gerdau Johannpeter

Acompanhe
nossas
redes sociais