Um pedido de cassação ao vereador de Estrela Volnei Zancanaro (União Brasil) foi protocolado na câmara, na manhã desta quarta-feira, 13. A denúncia partiu da secretária de Assistência Social da cidade, Renata Cherini.
Conforme o documento, a titular da pasta e a diretora de Desenvolvimento Social, Tatiana Pereira de Oliveira, foram alvo de ameaças, assédio e constrangimento. Os casos teriam se intensificados a partir das enchentes de setembro e novembro por meio de ligações e áudios em aplicativo de mensagens.
As autoras da acusação alegam que o vereador tentou se aproveitar de benefícios de apoio a atingidos pelas cheias, por meio de leis que ele participou das aprovações, como aluguel social de R$ 600.
De acordo com a denúncia, o “vereador sempre quer que seja realizado conforme o seu entendimento e não como está previsto em lei, sempre questionando a maneira que são feitos os procedimentos para a entrega dos benefícios, demonstrando um desconhecimento da legislação municipal.”
Em entrevista à Rádio A Hora, Renata afirmou que a postura de Zancanaro não condiz com a de um vereador. “É inadmissível que um homem use de ameaças e agressões às mulheres para impor autoridade ou expressar descontentamento por motivo de qualquer natureza.”
Em resposta, Zancanaro afirma que encaminhou os áudios à secretaria Renata e à coordenadora da Assistência Social Tatiana cobrando explicações sobre o pagamento do aluguel social. O parlamentar destaca que também enviou um pedido de informações ao Executivo para esclarecimentos sobre o pagamento do Pix, mas que não obteve resposta.
“Se quiserem cassar meu mandato, podem ir adiantando porque eu também vou entrar na justiça. Quem trabalha fere a administração. Auxiliei a pasta e coloquei meu caminhão à disposição para ajudar durante a enchente. To bem tranquilo porque trabalho”, diz Zancanaro.
Conforme a assessoria de imprensa da Câmara de Estrela, a denúncia está sendo encaminhada à assessoria jurídica. “Para que assim sejam analisados os requisitos de admissibilidade e as diretrizes de como procederemos a seguir. Quaisquer novidades no trâmite serão informadas tão logo quanto possível.”
O presidente da casa, Felipe Schossler (PTB) afirma esta ser a primeira denúncia do tipo no Legislativo de Estrela. “Vou averiguar e verificar junto ao jurídico sobre como proceder com os trâmites. Assim que tivermos os fatos esclarecidos, vamos tratar do assunto com transparência.”
Ouça justificativa de denúncia por secretária