Comitiva busca recursos para construção de UTI em Teutônia

SAÚDE

Comitiva busca recursos para construção de UTI em Teutônia

Projeto do Hospital Ouro Branco prevê estrutura para dez leitos de alta complexidade. Agendas em Brasília têm objetivo de articular financiamento junto à bancada gaúcha de articular financiamento junto à bancada gaúcha

Por

Atualizado terça-feira,
12 de Dezembro de 2023 às 16:35

Comitiva busca recursos para construção de UTI em Teutônia
Comitiva contou com gestores do hospital e representantes políticos. (Foto: Divulgação)
Teutônia

Um grupo formado por líderes políticos e gestores do Hospital Ouro Branco (HOB), de Teutônia, fez um roteiro em Brasília na semana passada e se reuniu com deputados e senadores da bancada gaúcha. A proposta de construção de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a instituição foi levada aos representantes do estado.

O projeto já foi aprovado no município e pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). A nova estrutura contará com dez leitos de alta complexidade e, caso as obras avancem conforme o cronograma estabelecido, deverá ser entregue à comunidade em 2025.

O hospital atua como porta de entrada para pacientes de cinco municípios – Teutônia, Fazenda Vilanova, Paverama, Poço das Antas e Westfália. O anúncio da proposta de ampliação ocorreu em março deste ano. Na última atualização do orçamento, a obra estava estimada entre R$ 8,5 milhões e R$ 9 milhões.

A nova estrutura será construída no terceiro andar do atual prédio, em um trabalho que deve levar, no máximo, seis meses. O diretor-executivo do HOB, José Paulinho Brandt, ressalta a necessidade desse contato mais próximo dos políticos, para que eles conheçam o projeto e possam contribuir.

“Precisamos do apoio deles para avançar em 2024”, afirma. O presidente da Associação Beneficente Ouro Branco, Marco Aurélio Weber, também representou a casa de saúde na comitiva.

Estrutura de alta complexidade será construída no terceiro andar do atual prédio, localizado no bairro Languiru. (Foto: Divulgação)

Sinal positivo

Para a vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl, a sinalização da bancada é positiva, o que mantém a expectativa pela viabilização da obra. “Sabemos da importância do hospital, não só para Teutônia, mas para toda a região. A nossa população merece que esse sonho de dez anos saia do papel e se concretize”, declarou nas redes sociais.

Do campo político, também participaram do grupo a prefeita dePoço das Antas e presidente do G-7, Vânia Brackmann, o vice-prefeito de Marques de Souza, Lairton Heineck, e os vereadores de Teutônia, Márcio Cristiano Vogel, e de Marques de Souza, Roberto Giovanella.

Acompanhe
nossas
redes sociais