Entenda como funcionará o Pix automático

ECONOMIA

Entenda como funcionará o Pix automático

Modalidade de pagamento será agendada e recorrente

Por

Atualizado segunda-feira,
11 de Dezembro de 2023 às 09:27

Entenda como funcionará o Pix automático
Foto: divulgação / ilustrativa
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Nova modalidade do Pix vai funcionar como débito automático e começa a valer em outubro do ano que vem. O Banco Central publicou a resolução com as novas regras.

O Pix automático poderá ser usado pra fazer pagamentos como contas de água e luz, faculdade, plano de saúde. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos são automáticos.

Para quem recebe o dinheiro, as empresas, o Banco Central afirma que o Pix Automático tem o potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.

A previsão é que o serviço esteja disponível para pessoas e empresas no dia 24 de outubro de 2024. Os bancos que não cumprirem esse prazo e não passarem nos testes para garantir a eficiência do sistema poderão ser multados e sofrer outras punições previstas nas regras do Pix.

A Resolução do Banco Central que trata do pagamento instantâneo também trouxe mudanças para o Pix Agendado. A maior mudança é que essa possibilidade de agendamento recorrente passe a ser obrigatória em outubro do ano que vem. Atualmente, ela é facultativa.

Acompanhe
nossas
redes sociais