“A grande pergunta é por onde o PIB vai crescer”, avalia Fernando Röhsig

OPINIÃO

“A grande pergunta é por onde o PIB vai crescer”, avalia Fernando Röhsig

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 11, projeta desenvolvimento do Produto Interno Bruto em 1,52% para 2024. Consultor empresarial lembra que índice superou projeções nos últimos anos

Por

“A grande pergunta é por onde o PIB vai crescer”, avalia Fernando Röhsig
Economista Fernando Röhsig (Foto: Rodrigo Gallas)

Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 11, pelo Banco Central revisou para cima a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A mediana para a alta da atividade em 2023 passou de 2,84% para 2,92%, contra 2,89% há um mês. Para 2024, o relatório trouxe leve melhora na estimativa de crescimento do PIB, que oscilou de 1,50% para 1,51% na semana, ante 1,50% de um mês atrás.

Em comentário ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o consultor empresarial Fernando Röhsig diz que “a grande pergunta é por onde o PIB vai crescer”. Esta resposta possibilitaria maior assertividade aos investimentos. Cenário obscuro no momento.

Por outro lado, Röhsig lembra que o PIB foi o índice com maior erro nas previsões de economistas nos últimos dois anos. A projeção para 2022, com o ministro Paulo Guedes, era de 0,3% e ficou em 3%. Em 2023, com Fernando Hadad, era de 0,8% e deve fechar em 2,92%. Desta forma, fica a expectativa para números serem superados.

Assista a entrevista na íntegra 

Acompanhe
nossas
redes sociais