Realizado pela Longevisar, com apoio da Ocergs/Sescoop, a direção da Cooperativa Dália conclui, no final de novembro, o Curso para Lideranças sobre Gestão, em evento na sede da Sicredi Região dos Vales. Trinta e três certificados foram entregues para líderes da Presidência Executiva e do Conselho de Administração, Gerentes, Delegados, Conselheiros de Administração e Fiscal.
Sucessão eficiente
No quarto e último módulo, o professor Ademar Schardong abordou o tema Diretrizes para boas práticas de governança corporativa em sociedades cooperativas, abordando o processo de sucessão eficiente. “Entre os desafios para uma boa sucessão estão a inexistência de uma dinâmica eficiente dentro do conselho de administração, a falta de um processo de planejamento de sucessão bem definido, a escassez de talentos internos para ocupar cargos de liderança e a falta de habilidade para avaliar os potenciais candidatos”, ensinou.
Citou ainda que o mais indicado é traçar um plano de sucessão tanto para os associados no campo, quanto nas gerências e na direção. Schardong também promoveu uma dinâmica com lâmpadas sobre a mesa, utilizando a luz como símbolo do conhecimento. “Escolhi as lâmpadas para mostrar que vocês sabem mais do que imaginam”, ressaltou, agradecendo a oportunidade de ministrar os encontros do curso.
Sabedoria, Força e Beleza
O Presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, igualmente relacionou a dinâmica da luz com o conhecimento e a sabedoria. “Na Bíblia, temos o exemplo emblemático sobre a sabedoria do Rei Salomão. Ele foi considerado um homem de muita sabedoria, que pode ser representado pelo gesto de trazer luz e clareza. Foi baseado nestes princípios que decidimos administrar a cooperativa quando assumimos a diretoria, na década de 1990”, destaca Freitas.
Diante deste propósito, ele enfatizou que a direção buscou deixar marcas relevantes na Dália. Entre elas, uma interessante sobre o parque industrial em Encantado. “Plantamos três pinheiros e os batizamos de Sabedoria, representando a gestão da cooperativa; Força, simbolizando a indústria; e Beleza, significando as áreas técnicas, administrativas e comercial”, relatou.
Além disso, no terceiro andar do Memorial Dália, construído junto à matriz de Encantado, tem uma réplica do líder fundador da Dália, João Batista Marchese. “Propositalmente, a réplica fica de frente para a janela, primeiro lugar que entra a luz do sol, simbolizando um futuro próspero e relacionando todos estes detalhes com a atividade de hoje.”
Conceitos na prática
O Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, explanou que, apesar da crise da proteína animal e das catástrofes climáticas, o curso oportunizou um momento único e serviu de renovação para a equipe. “O ápice deste semestre para a Dália foi este importante curso, que, com certeza, impactará na nossa forma de tomar as decisões, pois solidificou este grupo de lideranças.”
Piccinini também enalteceu a colaboração de todos. “Agradeço a companhia, a seriedade e o comprometimento deste grupo, bem como ao professor Ademar Schardong. Agora, diante de todo este aprendizado, começamos a nos empenhar em trabalhar na prática estes conceitos, junto com as metas para 2024”, projeta.
LEGENDA:
Líderes da Presidência Executiva e do Conselho de Administração, Gerentes, Delegados, Conselheiros de Administração e Fiscal concluíram os quatro módulos do curso
créditos: Kástenes R. Casali/divulgação