Claas abre unidade em Estrela

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Claas abre unidade em Estrela

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas, a alemã Claas, passa a ter unidade em Estrela. Até então, a representação da marca no RS era feita por meio da Languiru. Com a crise financeira na cooperativa, houve a rescisão da parceria e para manter a atuação na região e no estado, está em fase de instalação às margens da BR-386, próximo do acesso ao centro de Estrela. A inauguração e início das operações estão marcadas para o início do próximo ano.

Agro gaúcho contabiliza prejuízo de R$ 57,8 bilhões

Dados apresentados em reunião da Fetag/RS indicam perda de R$ 57,8 bilhões por conta de fatores climáticos. No início do ano o prejuízo na safra de grãos está atrelado à estiagem. Sob influência do La Niña, a escassez de chuva comprometeu o desenvolvimento das lavouras. Agora, na reta final de 2023, o excesso de precipitação causada pelo El Niño devastou propriedades rurais. Além de impactos na safra de inverno, há danos severos na fertilidade do solo. Por consequência, o impacto em outras cadeias produtivas, como é o caso do setor leiteiro.

Sucessão nas propriedades

Divulgação

Gestão, liderança e sucessão. Três eixos abordados em cursos da cooperativa Dália para líderes de núcleos. O último encontro do ano ocorreu em 29 de novembro com entrega dos certificados. Entre as lições, a importância de ao longo dos anos preparar a sucessão dos negócios. Esse processo envolve tanto o aspecto dos associados no campo, quanto nas gerências e direção da cooperativa. Debate cada vez mais necessário para garantir a sustentabilidade da produção integrada. Com a necessidade de modernizar as estruturas e o controle financeiro cada vez mais eficiente, a cooperação entre pais e filhos é um ponto essencial para se manter na atividade. Ações essas, diretamente ligadas ao combate do êxodo rural.

Valorização dos cortes de aves

As festividades de fim de ano fazem com que produtos da avicultura apresentem alta. Dados da Cepea indicam o quarto mês consecutivo de valorização dos produtos. Outro fator é a menor oferta que estaria atrelada aos feriados em dias da semana que repercutem no ritmo de abate dos frigoríficos. Com isso, o valor das aves natalinas chega a custar 13% a mais em relação ao ano passado.

Saldo positivo da missão na China

O vice-governador Gabriel Souza e representantes do setor produtivo do agro participaram de missão na China. A viagem teve como principais objetivos ampliar negócios entre o governo gaúcho e o país asiático, a atração de investimentos e a divulgação dos produtos do RS. Outras pautas tratadas foram o reconhecimento do estado como zona livre de febre aftosa sem vacinação e a habilitação de novas plantas frigoríficas para ampliar o mercado para a carne.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais