Apple premia aplicativo criado por lajeadense

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Apple premia aplicativo criado por lajeadense

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Gigante da tecnologia, a Apple divulgou os vencedores do App Store Awards 2023 – prêmio mundial que aponta os 14 melhores aplicativos do mundo no ano. Criado pela lajeadense Roberta Weiand, o app Prêt-à-Makeup venceu o prêmio de melhor aplicativo para iPad de 2023.

Roberta é estilista, fundadora e CEO Prêt à Template, startup criada em 2013 com o objetivo de solucionar a ausência de ferramentas digitais voltadas para o mundo da moda. O aplicativo que leva o nome da empresa, que tem como co-fundadores Bruno Werberich e Carlos Oliva Pretto, estreou no ano seguinte e se tornou queridinho de fashionistas do mundo todo, justamente por auxiliar a criação de peças e modelos diretamente na tela dos dispositivos móveis.

A mesma lógica foi utilizada no aplicativo premiado neste ano. Desenvolvido a partir de 2019, o Prêt-à-Makeup permite a criação de maquiagens diretamente em tablets e celulares, com detalhes e efeitos realistas e precisos. Com mais de 5 milhões de downloads, o app está disponível em mais de 170 países e tem tradução para 12 idiomas.

Conforme Roberta, o prêmio da Apple resultou em reconhecimento e visibilidade mundial para a startup. “A Equipe Prêt está muito honrada. Isso tudo simboliza nosso compromisso e inovação na integração da tecnologia com o mundo da maquiagem e moda”, afirma. Segundo ela, a premiação motiva a empresa a continuar explorando novas ideias e superando expectativas.

Sunset encerra temporada de eventos do Pro_Move

Movimento de inovação de Lajeado, o Pro_Move realizou na noite de quarta-feira evento que fecha um ano marcado pela conquista do Prêmio Nacional de Inovação – pelo segundo ano consecutivo. Promovido no Labilá, o Pro_Move Sunset teve como atração principal palestra sobre inovação descomplicada com Daniel Sperb, vice-presidente da Atitus Educação.

Para um público formado por empresários, gestores e representantes das quádrupla hélice, Sperb destacou três fatores como determinantes para inovar com sucesso: cultura forte, visão de longo prazo e centralização no cliente. Citou como exemplo o processo de inovação da Atitus Educação, que passou por uma reinvenção a partir de abordagens plurais tanto em produtos, quanto processos, modelo de negócio e posicionamento de mercado.

RÁPIDAS

  • IFDE em Bom Retiro – O Instituto de Formação e Desenvolvimento Educacional (IFDE) promove no dia 14 a inauguração do Centro de Formação IFDE e polo da faculdade ANASPS em Bom Retiro do Sul. O evento começa às 9h30min e também marca a abertura do I Seminário Sobre Previdência e Pescaria e a inauguração do Frigorífico Peixe da Sanga. O seminário ocorre entre os dias 14 e 15, no Espaço Recanto Novo Paraíso, com projeção de receber 150 profissionais de todas as regiões do Brasil.
  • Contra aumento do ICMS – A Fecomércio-RS entregou manifestação a deputados federais com considerações sobre a Reforma Tributária e sugestões para impedir aumento de ICMS no Estado. A Fecomércio-RS apresentou aos parlamentares sugestões, como reduzir a duração do chamado mecanismo de solidariedade, proposta em 45 anos, para diminuir os incentivos ao acréscimo das alíquotas. Outra é alterar o parâmetro para o cálculo da distribuição, tirando um período futuro (de 2024 a 2028) e utilizando um período de referência anterior. Os deputados gaúchos prometeram avaliar a proposta.

Frase do dia

Sérgio Gabardo, Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs) durante o Tá Na Mesa, tradicional reunião-almoço da Federasul.

“Os 17 setores da economia beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos representam cerca de 20% do total de empregos formais do País. Apesar de terem características diversas, em um aspecto todos se igualam: de uma forma ou de outra, dependem do transporte e logística.” – Sérgio Gabardo

Acompanhe
nossas
redes sociais