Conhecer para Preservar

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Conhecer para Preservar

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos…

O projeto, desenvolvido no Jardim Botânico de Lajeado, iniciava uma nova etapa. Coordenado pelo Departamento de Meio Ambiente, a ideia do Conhecer para Preservar era plantar uma coleção de árvores ameaçadas de extinção, que serviriam tanto para pesquisa científica quanto para preservação. O solo era preparado para receber as espécies.

Dentro do projeto, também havia a parte voltada à educação ambiental, que levava os alunos do município para conhecer a estrutura do Jardim. Nos primeiros quatro meses do projeto, mais de 1,7 mil estudantes passaram pelo local. O intuito era atender 200 alunos por mês.

Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Alguns meses antes, em abril de 2003, o projeto Conhecer para Preservar recebeu o primeiro lugar em um concurso nacional de projetos ambientais. Vale lembrar que, naquele tempo, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) ainda não tinha sido criada, foi somente em 2004.

Há 50 anos…
Coopave planejava novo abatedouro

A antiga Cooperativa Avícola Vale do Taquari Ltda (Coopave) anunciava a construção de um novo abatedouro, com capacidade para 48 mil aves por dia. A obra iniciaria em janeiro de 1974, junto à RS-11 (atual RS-130) – possivelmente no local que é hoje a BRF, em Lajeado.
A nova unidade da Coopave permitiria a exportação de frangos congelados para toda a América Latina e também para a Europa. O abate iniciaria já em novembro do próximo ano, com capacidade de mil aves por hora e possibilidade de aumentar a capacidade para 2 mil.

Acidente bloqueava toda a BR-386

Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

O tráfego na BR-386, em Bom Retiro do Sul, era interrompido por completo durante três horas devido a um acidente envolvendo dois caminhões. O trânsito só foi normalizado cerca de três horas depois do choque. Um dos veículos transportava um líquido usado para ração animal, que ficou espalhado pela pista.

Enquanto isso…

Armas nucleares nas Malvinas – Vinte anos após a Guerra das Malvinas (travada entre o Reino Unido e a Argentina em 1982), os ingleses assumiam que tinham levado armas nucleares para o conflito. A guerra era uma disputa pelo território meridional da América do Sul, das Ilhas Malvinas. Apesar dos navios e submarinos britânicos estarem equipados com as armas, nenhuma foi usada no conflito. O governo argentino confirmava suas suspeitas 20 anos depois e temia pelos navios que estavam afundados desde os anos 1980, que ainda poderiam conter as armas e representar risco.

Hoje é

  • Dia lnternacional da Aviação Civil
  • Dia Nacional da Assistência Social
  • Dia Nacional da Silvicultura
  • Dia do Médico Cirurgião Plástico

Santo do dia: Santo Ambrósio

Acompanhe
nossas
redes sociais