“Segurança pública tem tudo haver com a felicidade de uma comunidade”. Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns foi o responsável por fechar a programação do Dia da Paz. Momento organizado pelo Pacto Lajeado Pela Paz contou, ainda, com um painel sobre as atividades realizadas ao longo dos quatro anos de atuação no município.
O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, no Auditório da Sicredi Integração RS/MG. Na ocasião, autoridades, facilitadores e membros do projeto e comunidade civil prestigiaram a fala de Arns com o tema “Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz”.
Segundo o palestrante, é uma honra acompanhar a caminhada da iniciativa e, agora, falar na celebração dos seus quatro anos. “Conheci o Pacto antes do seu lançamento. A Tânia Fröhlich Rodrigues conhecia meu trabalho e entrou em contato. Participei de encontros on-line no início e também de momentos com voluntários durante o período de enchentes”.
Resultados da iniciativa
Em atuação no município desde 2019, o projeto teve um espaço de apresentação de dados sobre as atividades realizadas durante o ano. O painel “Quatro Anos do Pacto Lajeado pela Paz: Conquistas, Desafios e Perspectivas para uma Cultura de Paz na Cidade e Região” foi realizado pelos coordenadores dos eixos da Aplicação da Lei, Paulo Roberto Locatelli Gandin, e da Prevenção da Violência, Tânia Fröhlich Rodrigues.
Até o momento, são mais de 900 facilitadores formados e cerca de 20 mil pessoas impactadas com a iniciativa. Na cidade, reduções de 78% de roubo a pedestres, 82% de furtos de veículos e 21% de crimes sexuais contra menores receberam destaque.
Entrevista
GUSTAVO ARNS • Idealizador do Congresso Internacional da Felicidade
“Me sinto parte desse movimento maravilhoso de Lajeado”
A Hora: O que é a ciência da felicidade?
Gustavo Arns: É um campo multidisciplinar composto pela psicologia positiva, neurociência e ciência das emoções. Iniciou no começo dos anos 2000 e, desde então, investiga o que é felicidade e como podemos ser mais felizes.
A Hora: Qual a conexão dela com a paz?
Arns: Existem diversas conexões com a paz nos estudos da ciência da felicidade. Uma das definições de felicidade já traz algo interessante, que é a combinação do bem-estar físico, emocional, intelectual, relacional e espiritual. Ou seja, quando se encontra o equilíbrio entre essas dimensões do meu estar, certamente, além de felicidade, estou encontrando um estado de paz.
A Hora: O Vale passou por momentos delicados nos últimos meses. Como falar de felicidade nessas ocasiões?
Arns: Estaremos sempre expostos aos desafios externos da vida, seja uma catástrofe climática, ou batalhas diárias. A verdade é que nunca foi tão importante falar sobre felicidade e desmistificar o tema. É preciso compreender nossa parcela de responsabilidade para fazermos as melhores escolhas na construção da felicidade física, emocional, intelectual e espiritual. Assim, aumentamos nossa capacidade de lidar com situações externas com mais criatividade, força e resiliência.