Nova diretoria para a Aci-e

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Nova diretoria para a Aci-e

Por

Há 20 anos…

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (Aci-e) elegia sua nova diretoria para o biênio de 2004/2005. Jocelito Paris seria empossado presidente em março de 2004 e Vitório Alba seria vice.

Uma das novidades era o lançamento do “Aci-e em Debate”. O evento trazia empresários da região para conversar com os associados da entidade. Na primeira edição, participaram Nilto Scapin, da Conpasul, Luiz Carlos Bresolin, da D’luri Calçados, e Jorge Andres, da Metalúrgica Andres.

Sede para os bombeiros de Teutônia

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia inaugurava a primeira etapa da sede da entidade. A estrutura estava localizada nas proximidades do Centro Administrativo e ainda não estava finalizada.

Os recursos vieram, principalmente, da contribuição da comunidade. Já a área de 1,5 mil metros quadrados foi doada pelo município de Teutônia. Além disso, uma cidade da Alemanha, doou um novo caminhão para os bombeiros. Na ocasião, além do descerramento da placa do novo espaço, houve a formatura de 24 bombeiros voluntários.

Início da parceria com a Sadia

A Companhia Minuano de Alimentos, de Lajeado, assinava um contrato de prestação de serviços com a Sadia (hoje pertencente a BRF). A proposta tinha prazo de quatro anos e envolvia os setores de ovos, rações e abate de frangos.

As operações iniciaram em janeiro de 2004. Na época, a Minuano tinha cerca de 400 granjas integradas e 1,2 mil funcionários nas unidades de Lajeado, Estrela e Arroio do Meio.

O frango vivo da Sadia seria encaminhado ao abatedouro de Lajeado, que industrializaria. Já a fábrica de rações de Arroio do Meio seria arrendada pela Sadia, mas a negociação não envolvia a indústria de embutidos de Arroio do Meio.

A Sadia, na época, era a maior produtora de frangos do Brasil, com 12,5% da produção nacional. Ainda hoje,
a BRF e a Minuano possuem um contrato.

Há 50 anos…
Bazar de Artes e Utilidades

A cena mostra o então prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, na abertura do 3º BAU. (Foto: Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado)

Os trabalhos feitos pelos Clubes de Mães de Lajeado eram expostos no Bazar de Artes e Utilidades, que chegava à sua terceira edição. O 3º BAU era realizado no Colégio Madre Bárbara. O artista Renato Rocha também mostrava suas miniaturas da Igreja Matriz de Lajeado e da Igreja Evangélica, feitas com fósforos.

Hoje é

  • Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
  • Dia Nacional do Extensionista Rural

Santo do dia: São Nicolau

Acompanhe
nossas
redes sociais