Compra do Hotel Weiand pelo Sesc está próxima

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Compra do Hotel Weiand pelo Sesc está próxima

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A negociação entre os proprietários da estrutura do icônico Hotel Weiand e os representantes do Sesc Lajeado pode ser concluída até o fim de janeiro de 2024. Operadores envolvidos no processo estimam um prazo de 40 a 60 dias para a consolidação da compra. O negócio gira em torno de R$ 25 milhões e há um outro investidor interessado na aquisição do complexo instalado na Av. Sete de Setembro. Mas, e diante da repercussão popular positiva gerada pelo interesse do Sesc no local – especialmente nas redes sociais –, a perspectiva aponta para a consolidação do negócio com a entidade. Se confirmado o acordo, o antigo prédio vai abrigar todas as atividades do Sesc, além de uma nova unidade do Hotel Sesc. E também há possibilidade de receber a estrutura do Senac.

“Gente branca”?

O pedido de CPI em Roca Sales – referente a perdas de materiais doados após a enchente histórica de 2023 – ficou em segundo plano na sessão plenária dessa segunda-feira. O que de fato chamou atenção dos presentes – e que posteriormente gerou repercussão nacional – foi a lamentável fala do vereador Antônio Valesan (PTB). Em resumo, e ao criticar o andamento de obras públicas, ele sugeriu que o melhor a fazer era contratar um trabalho “de gente branca”. Uma expressão que, infelizmente, foi tratada com naturalidade durante décadas e décadas nos mais diversos lares do Vale do Taquari. Mas que não pode seguir “natural” perante uma comunidade muito mais evoluída. O grave erro do parlamentar precisa servir de aviso e alerta a todos. Isso precisa acabar!

Google e as enchentes 

Diretor de Inovação no governo de Lajeado, Cristiano Zanin visitou na sexta-feira a sede do Google em São Paulo. Por lá, ele se encontrou com Bia Mori, Gerente de Parcerias na área de Impacto Social da gigante de tecnologia, e uma das responsáveis pelo gerenciamento da plataforma Flood Hub, o Modelo Hidrológico do Google. A ferramenta ainda não está disponível no Brasil. Mas o governo lajeadense já estreitou as relações para compartilhar e qualificar informações. E um dos primeiros movimentos foi o convite para o representante do Vale do Taquari participar do workshop “Google´s Flood Forecasting Meets Machine Learning”, que ocorre em janeiro, também em São Paulo. Em debate, é claro, o uso da Inteligência Artificial no monitoramento das inundações.

Busatto na Amvat em 2024

Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmílson Busatto (MDB) era cotado para assumir a Amvat antes da escolha de Jarbas da Rosa (PDT), prefeito de Venâncio Aires. Mas a indicação de Busatto persiste e ele deve ser nomeado presidente da entidade ainda em 2024, já que Rosa deve abrir mão do cargo no início de junho para concorrer à reeleição no município.

Vuaden deixa os gramados

Um dos mais famosos e reconhecidos árbitros de futebol do Rio Grande do Sul, Leandro Vuaden vai se aposentar dos gramados profissionais nesta semana. Vencedor do prêmio de melhor árbitro do Brasil em 2011 e 2020, ele apita hoje o jogo Santos x Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro de 2023. E no fim de semana da próxima semana ele apita a grande final do Regional Aslivata, entre Estudiantes de Lajeado x Serrano de Encantado, na Arena Alviazul. Sobre o futuro, muitos apostam no ingresso dele na política municipal e regional. E há razões para tal. Em 2017, por exemplo, foi cogitada a pré-candidatura dele à assembleia pelo PR. Já em 2020, ele – que é natural de Roca Sales – assinou filiação no PP de Estrela. “Foi muito mais no sentido de não fechar portas. E sigo sem fechar portas. Mas não pretendo concorrer neste cenário. Na minha visão, é preciso deixar um pouco as ideologias de lado e pensar muito mais no senso comum, no bem-estar de todos”, resume.

TIRO CURTO

  • Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB) será o palestrante da próxima reunião-almoço da Cacis. O evento ocorre nesta sexta-feira, com o tema “Investimentos, inovação e resultados”.
  • Em Lajeado, e diante do acúmulo de pretendentes – de diferentes partidos – para a vaga de candidato a vice-prefeito (a), surgem diversas teses e teorias sobre o pleito de 2024. E há quem aposte até em Natanael Zanatta como postulante a vice ao lado de Gláucia Schumacher (PP).
  • Sobre o tópico acima, é bom reforçar, a referida vaga é objeto de desejo e obsessão por parte de partidos já coligados e, também, por siglas recém-criadas (ou retomadas) em âmbito municipal. Ou seja, não será nada fácil para o PP emplacar novamente uma “chapa pura”.
  • Prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB) espera para esta semana a confirmação dos recursos para reconstruir a ponte Brochado da Rocha, parcialmente destruída pela enchente de setembro.
  • Já em Encantado, o assessor jurídico da câmara, Daniel Ângelo Passaia, encaminha uma “sugestão de Proposição Popular” ao plenário. Trata-se de uma “Moção de Repúdio” à indicação de Flávio Dino para ocupar um cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
  • Também em Encantado, o vereador Roberto Salton (PDT) pede que a Mesa Diretora “oficie o deputado estadual Emanuel Hassen de Jesus” para que ele intervenha junto ao MEC, com o objetivo de prorrogar as parcelas do FIES para alunos atingidos pela enchente. A ideia em si é interessante. Mas o “Maneco” não é deputado estadual. Por ora, ao menos.
  • E por falar em deputado estadual, Airton Artus (PDT) ainda não se decidiu sobre o projeto de aumento da alíquota do ICMS. Ele sofre pressões de todos os lados. Durante participação no programa Frente e Verso, ele falou que, “a princípio”, votaria contra. Aguardemos!

Acompanhe
nossas
redes sociais