Lajeadense desenvolve aplicativo premiado pela Apple

ENTREVISTA | FORA DE HORA

Lajeadense desenvolve aplicativo premiado pela Apple

Roberta Weiand é criadora do app Prêt-à-Makeup que proporciona uma experiência online realista para quem quer testar produtos e criar os próprios looks de maquiagem

Por

Lajeadense desenvolve aplicativo premiado pela Apple
Roberta Weiand, desenvolvedora do aplicativo Prêt-à-Makeup, pemiado pela Apple em 2023.
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Fora de Hora desta terça-feira, 5, conversa com Roberta Weiand, desenvolvedora do aplicativo Prêt-à-Makeup, premiado pela Apple como um dos melhores do ano na área.

Durante entrevista, ela conta a trajetória desde a época em que lecionava na Univates, em meados de 2011 e sentiu a necessidade de auxílio do iPad para desenvolver desenhos, pois não conseguia colocar desenhos em grandes proporções nos quadros e tinha vários alunos.

“Queria a ideia de projetar na prática e percebi durante uma busca em aplicativos de moda e desenhos que tivesse de acordo com tudo aquilo que precisava, comecei a perceber que faltavam vários detalhes que eu gostaria, uma linha pontilhada de representação da linha de costura, por exemplo. Notei que esse app não tinha no mercado e fiz o desenvolvimento de toda a ideia do projeto”.

Começava ali uma grande caminhada em busca de parcerias, foi quando encontrou uma empresa que desenvolvia aplicativos para outras empresas na época e hoje são seus sócios na Startup. “Fizemos o desenvolvimento da primeira versão lançada em 2014, primeiro aplicativo de moda da app store e a partir desse momento, nos associamos e fizemos a continuidade e evolução do projeto”.

Durante a trajetória, Roberta explica que sentia falta de um aplicativo no mundo da maquiagem e moda. Para um segundo app, algo relacionado à maquiagem surgiu. “Criamos uma tecnologia dentro da empresa que patenteamos e lançamos os brush que se você olhar no aplicativo, parece que vai pingar para fora da tela”, conta.

Prêmio Mundial

A lista dos vencedores do App Store Awards de 2023, premiação que celebra os melhores aplicativos disponíveis na loja online em diferentes categorias, foi divulgado pela Apple e dentre os finalistas a designer de moda Roberta Weiand, que levou o prêmio de melhor aplicativo para iPad de 2023 com o Prêt-à-Makeup, que proporciona uma experiência online realista para quem quer testar produtos e criar os próprios looks de maquiagem.

“Ganhar esse prêmio é a realização de um sonho. Não tenho dúvidas de que quem levou nossa empresa a levar esse prêmio, foi a comunidade. Eles que nos levaram à Nova York receber esse prêmio. O nosso app é muito querido pelos usuários, recebemos muitas mensagens aprovando o projeto, isso é muito bom”, destaca.

Atualmente, 13 pessoas fazem parte da empresa, entre engenheiros, designers de moda, designers gráficos, ilustradores, artistas 3D, videomakers e administradores, unem forças para dar vida ao Prêt-à-Makeup. O diferencial do aplicativo é justamente o visual realístico, que leva em conta até os poros da pele, o impacto da luz e representa com precisão as características dos produtos, do glitter ao efeito matte, considerando, inclusive, as combinações entre eles.

O aplicativo é o segundo projeto da startup, criada em 2013 em Porto Alegre. O primeiro, chamado de Prêt-à-Template, trazia uma tecnologia semelhante: adaptava os croquis da moda para a realidade virtual. Só ele teve mais de 5 milhões de downloads na loja da Apple. Hoje, o Prêt-à-Makeup está disponível para iPhones e iPads em mais de 170 países e já foi traduzido para 12 idiomas.

Acompanhe entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais