A Campanha Harmonia Solidária surgiu por meio da necessidade de instrumentos musicais para o projeto Teutônia Cultural, que engloba diversos estilos como, dança, teatro e música. A procura pela música é grande e não há instrumentos suficientes para atender toda a demanda. Cerca de 28 oficinas fazem parte do projeto cultural. Dessas, 13 são oficinas culturais de instrumentos musicais.
De acordo com o maestro da Orquestra Henrique Uebel e coordenador do projeto de música Teutônia Cultural, Lucas Grave, o projeto começou em outubro do ano passado. Inicialmente, com 90 alunos matriculados na música e finalizando 2023 com mais de 200. “A prefeitura de Teutônia durante o ano passado fez a compra de instrumentos musicais e, devido a demanda, precisamos de mais”, conta.
Já a orquestra Henrique Uebel atualmente conta com 48 integrantes e, segundo maestro, a projeção é chegar aos 60 em 2024.
Campanha Hamronia Solidária
A iniciativa é do Instituto Henrique Uebel em parceria com o Rotaract Club. Segundo a presidente do Rotaract Club Teutônia, Ana Käfer, é momento de unir forças e buscar juntos as verbas necessárias para atender a demanda. “Lançamos a campanha no dia 24 de novembro durante evento de acendimento das luzes de Teutônia. Estamos fazendo agora a busca por recursos ou doação de instrumentos, por parte de pessoas e empresas. Os instrumentos não precisam ser novos, mas que estejam em boas condições de uso”, ressalta Ana.
De acordo com Grave, até o momento, já foram arrecadados R$ 20 mil e objetivo é alcançar R$ 50 mil. Para doar, o contato pode ser feito por meio das redes sociais do Teutônia Cultural, do Instituto Henrique Uebel e do Rotaract, também na Secretaria de Cultura de Teutônia ou com o coordenador Lucas pelo (51) 99973-2910. No próximo dia 9, na praça Matriz, ocorre um momento solidário, de reunir a comunidade. Haverá venda de comidas e bebidas e o lucro será revertido para a campanha.
Acompanhe entrevista na íntegra