Mato Leitão se prepara para a 4ª Festa das Orquídeas, 2ª Exposição Nacional das Orquídeas e 14ª Exposição Estadual das Orquídeas que ocorre nos dias 8 a 10 de dezembro, na Seubv. Evento conta com programação diversificada para atender todos os gostos e públicos, apresentações artísticas, shows com bandas renomadas, danças alemãs, grupo folclórico de Estrela, além de outras atrações.
Em entrevista ao programa O Vale em Pauta desta segunda-feira, 4, a presidente da Festa das Orquídeas, Lizete Sebastiany, e o presidente do Núcleo de Orquidófilos de Venâncio Aires, Mato Leitão e Passo do Sobrado (Nova), Silvio Jaeger, falam da expectativa para a feira. O evento contará com cerca de 30 expositores na área comercial. Na da agroindústria familiar, 20 expositores oferecerão artesanato gastronomia e restaurante que vai funcionar dentro da Seubv.
A programação começa na sexta-feira, 8, a partir das 14h, com a Feira Comercial e Agroindústrial e Exposição Nacional e Estadual de Orquídeas e cerimônia de abertura oficial às 18h e segue até domingo com vasta programação”, destaca Lizete.
“Queremos fazer a maior exposição de orquídeas do estado”, diz Jaeger.
O presidente do Nova explica que a Laelia Purpurata, variedade do gênero Cattleya Purpurata, é a planta que o Nova se dedica em maior proporção ao seu cultivo, justamente por ser uma planta de porte alto, flor muito perfumada e de um colorido variado. São 26 variedades de Laelia Purpurata que serão expostas na feira.
Durante o evento, espaço destinado para exposição de mais de 1,2 mil espécies e seis orquidários para comercialização. “Vão ser premiadas 71 plantas das mais diversas variedades. No sábado pela manhã, teremos espaço para as pessoas tirarem dúvidas sobre adubação, pragas e doenças que afetam. À tarde, oficina de cultivo, como plantar, replantar, como adubar, iluminação do ambiente, dentre outras informações”, descreve Jaeger.
Todo acesso à feira será gratuito.
Assista a entrevista na íntegra