Moradores do bairro São Bento, em Lajeado, organizam para a manhã deste sábado, 2, uma manifestação. O pedido é por mais segurança na rua Carlos Spohr Filho. O protesto ocorre a partir das 9h. A concentração será na esquina com a rua Érico Weber, local onde no início desta semana ocorreu um acidente de trânsito com morte.
O vereador Eder Spohr, que também mora no bairro, conta que todas as semanas acontecem acidentes no trecho. E por isso a comunidade busca chamar a atenção do poder executivo com o pedido de melhorias no local.
“É uma rua onde os carros andam em alta velocidade. E são muitas conversões em cima da pista, muita gente cruzando a pista para acessar os loteamentos dos dois lados. A prefeitura não tem feito a parte dela para garantir mais segurança aos motoristas e pedestres”, diz Spohr.
A via foi municipalizada em março de 2022. Até então, o trecho de 5,3 quilômetros da chamada ERS-413 era estadual, de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Com a confirmação de que o município passaria a ser responsável pela rua, a perspectiva era de maiores investimentos.
Entre as situações solicitadas pelos moradores, está a melhoria do acostamento, construção de calçadas, melhor sinalização e implementação de rótulas, como no acesso à UPA e Jardim Botânico. Porém, até o momento, não ocorreram obras de maior na rua Carlos Spohr Filho.
Estudo em fase de finalização
Referente ao trecho do acidente, a prefeitura informa que finaliza um estudo para implantar canteiros centralizados na pista para permitir conversões e retornos mais seguros naquela área.
Os canteiros serviriam para permitir a conversão à esquerda para quem trafega no sentido centro-bairro e reduziriam a velocidade para quem transita no sentido bairro-centro. Assim, com estas mudanças, a ideia é tornar o cruzamento mais seguro.